Um morador do Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, publicou em sua página no Facebook nesta quarta-feira (22) que encontrou os óculos da estátua do Michael Jackson, que tinham sido roubados. Segundo o relato de Thiago Firmino, o mesmo que noticiou o roubo nesta terça, enquanto dava uma entrevista um outro morador teria informado o local em o objeto poderia estar.
O objeto, que estava quebrado, foi entregue por Thiago a policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Segundo o comando da unidade, ele relatou que os óculos foram entregues por um morador que não quis se identificar.
Firmino, que é guia turístico da comunidade, afirmou ainda que moradores estavam chateados com o sumiço do objeto. "Vários moradores chateados com o ocorrido e hoje [quarta-feira] assim que acabo a matéria procurei em alguns lugares e achei finalmente o óculos. Um absurdo, um esculacho o fato ocorrido e espero que não volte mais acontecer isso", escreveu.
De acordo com Thiago Firmino, não há como acusar alguém.
"Não tenho como acusar alguém, pois devido ser conhecido na favela o morador pediu para não informar seu nome e confiou em mim pra falar onde de repente estaria o óculos da estátua que se encontrava quebrado. Depois de sondar por vários lugares agora na chuva, encontrei finalmente."
O morador informou que vai guardar a peça e entregar para o comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) ou para o presidente da associação.
O guia postou na internet nesta terça-feira sobre o desaparecimento dos óculos da estátua. "Mais um ato de vandalismo em nossa favela. A estátua feita por Ique e está dentro de nossa favela. Hoje a tarde percebi a falta dos óculos. Não consigo entender até que ponto chega uma pessoa depredar e destruir a estátua. Qual motivo?", questionou Thiago no post.
A estátua em bronze foi inaugurada em 2010, um ano após a morte de Michael, e é assinada pelo cartunista Ique. O local da instalação, o mirante onde o astro americano gravou parte do clipe “They don’t care about us”, em 1996, é um dos principais pontos turísticos da comunidade.
Histórico de vandalismo
O caso de vandalismo lembra a série de furtos aos óculos de Drummond na Praia de Copacabana.
O caso de vandalismo lembra a série de furtos aos óculos de Drummond na Praia de Copacabana.
Após quase dez episódios de depredação, a prefeitura restaurou a obra com um material mais resistente, para impedir o roubo. Vândalos, então, picharam o monumento, como mostrou o RJTV na época, em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.