sexta-feira, 24 de abril de 2015

LAGOA DO PORTINHO: Dep. federal Paes Landim em discurso na Câmara Federal, ressalta a luta do vereador Carlson Pessoa na causa

Dep. Federal Paes Landim 
O SR. PAES LANDIM(Bloco/PTB-PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Deputados, em Parnaíba o Vereador Carlson Pessoa, através de seu blog, vem há algum tempo chamando a atenção do Piauí para o drama em torno da Lagoa do Portinho, que praticamente está morrendo. O Vereador provocou audiência pública na Câmara de Vereadores da Parnaíba querida, e eu poderia citá-lo aqui durante meu discurso. Mas a Revista Cidade Verde, a mais importante do meu Estado e das mais bem elaboradas revistas do Nordeste, redigida sob a direção da jornalista competentíssima do meu Estado Dina Magalhães, ligada ao Grupo TV Cidade Verde, em importante capa do final de janeiro apresenta o título: Cadê a lagoa que estava aqui? Na mesma capa, na bela capa, diz mais: “A Lagoa do Portinho desapareceu. Um dos mais belos cartões postais do Piauí secou, e agora autoridades e ecologistas buscam explicações para este lamentável desastre ecológico.” constatei a realidade do que vem dizendo Carlson Pessoa e a Revista Cidade Verde, em bela reportagem que orgulha o Piauí, de autoria de Chico Arlindo Monteiro e Rosa Rocha.   
Diz assim a revista, meu caro Padre Couto, que é o grande ambientalista desta Casa — esse bravo representante da Paraíba, de cuja amizade eu muito me orgulho:

“Um desastre ambiental em um dos lugares mais belos do Piauí”, mais belos do Nordeste, posso assegurar. “Peixes e moluscos mortos por todo lado, um mal cheiro quase insuportável, carcaças de animais espalhadas pela lama. Esse é o atual cenário da Lagoa do Portinho, localizada na divisa entre Parnaíba e Luís Correia, que já foi um dos principais cartões postais do Estado.” Parnaíba, realmente não tinha um cartão postal tão bonito, quanto o seu fantástico cenário natural. “Por anos ele atraiu turistas de vários lugares do mundo, pela beleza de suas águas
constatei a realidade do que vem dizendo Carlson Pessoa e a Revista Cidade Verde, em bela reportagem que orgulha o Piauí, de autoria de Chico Arlindo Monteiro e Rosa Rocha.

Vereador Carlson Pessoa 
Diz assim a revista, meu caro Padre Couto, que é o grande ambientalista desta Casa — esse bravo representante da Paraíba, de cuja amizade eu muito me orgulho:
“Um desastre ambiental em um dos lugares mais belos do Piauí”, mais belos do Nordeste, posso assegurar. “Peixes e moluscos mortos por todo lado, um mal cheiro quase insuportável, carcaças de animais espalhadas pela lama. Esse é o atual cenário da Lagoa do Portinho, localizada na divisa entre Parnaíba e Luís Correia, que já foi um dos principais cartões postais do Estado.” Parnaíba, realmente não tinha um cartão postal tão bonito, quanto o seu fantástico cenário natural. “Por anos ele atraiu turistas de vários lugares do mundo, pela beleza de suas águas escuras, que contrastavam com as areias brancas das dunas. Hoje ela sobrevive com pouco mais de 10% de sua capacidade aquífera, segundo autoridades, e gera polêmicas quanto ao que aconteceu. Problemas climáticos? Movimentação das dunas? Resposta da mãe natureza? Ou represamento criminoso das águas que banhavam a lagoa?
            De acordo com o Vereador da cidade de Parnaíba Carlson Pessoa, a situação vista agora foi avisada há muitos anos pela natureza, mas ninguém percebeu. ‘O que mais nos surpreende é uma lagoa lindíssima secar 90% de sua capacidade em 3 meses. É absurdo’,enfatiza o vereador, Carlson Pessoa, as autoridades falam da estiagem como a principal culpada, mas, para ele, o que se vê ali não é exclusivamente culpa desta. ‘Eles sempre afirmam isso, mas todos sabem que não é só a estiagem a culpada do que se vê ali. É desesperador’.’
Sr. Presidente, por 12 anos a Secretaria de Meio Ambiente do Piauí foi ineficaz e incompetente. Um absurdo, pelo desprezo pelo meio ambiente, despreparo, ineficiência.
            É importante dizer, Sr. Presidente, que nenhuma prevenção foi feita. O Estado não tem competência, não tem recursos para tal e, quando tem, os aplica mal nessa área, vez que a própria Secretaria de Meio Ambiente do Piauí alocou 5 milhões de reais através de convênio com a CODEVASF, há 2 anos, para aplicar nos estudos no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Estudos? Que estudos são esses? Por que não aplicou na recuperação da Lagoa do Portinho?
            Portanto, eu quero parabenizar o Vereador Carlson Pessoa e a revista Cidade Verde por esse trabalho fundamental, esse belo trabalho, essa bela reportagem sobre o drama que assola exatamente aquela região da Lagoa do Portinho, sobretudo mostrando a inércia do poder público estadual, que não tem dado a devida atenção ao litoral piauiense, às nossas belezas ecológicas, ao grande patrimônio do Piauí.
            Eu quero fazer justiça ao atual Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, que, antes mesmo de assumir a Pasta, foi visitar a Lagoa do Portinho e ficou preocupado com o seu drama e assegurou, que ao assumir a Secretaria — e o fez na semana passada —, que iria tomar todas as providências necessárias a tudo aquilo que se refere à Lagoa do Portinho.
            Manifestaram-se os advogados do Piauí. Por que os advogados não promovem uma ação pública? Isso é um absurdo! É um atentado contra o patrimônio público, o patrimônio da humanidade, essa beleza que é a Lagoa do Portinho, à beira do nosso grande Delta do Parnaíba, que é o único delta, assim conhecido, das Américas.
Traz também a revista Cidade Verde uma entrevista do ambientalista Valdemar Rodrigues, com uma informação dramática: a Lagoa do Portinho jamais voltará ao que era antes. Realmente, é uma notícia dolorosa para os ecologistas de qualquer parte do País e do mundo.
Audiência Publica na Câmara de Parnaíba em Janeiro;2015

Disse ele com muita propriedade, que é difícil entender que o processo de desertificação da região de Gilbués está também influenciando nas mudanças que estão ocorrendo na região litorânea.
            Isso é um fato fantástico. Gilbués foi destruída, Sr. Presidente, nas décadas de 40 e 50 do século passado, pela exploração de minérios. E agora estão anunciando milhões e milhões de recursos em razão de novas descobertas mineralógicas na região de Gilbués.
            Sr. Presidente, é urgente a exigência de grande compensação ambiental para que aquela cidade não venha a morrer. O Rio Contrato, que nascia praticamente em Gilbués, já morreu, Sr. Presidente, em razão do veneno ocasionado pela extração de minério, nos anos 40 e 50, no Estado do Piauí.
            Sr. Presidente, quero aqui parabenizar a Cidade Verde pela bela reportagem, ao próprio Vereador Pessoa, pelo seu blog, pelo protesto que ele vem fazendo em torno do drama da Lagoa do Portinho.
            Peço, portanto, a V.Exa., Sr. Presidente, que o teor da reportagem desta revista fosse encaminhado oficialmente à Sra. Ministra do Meio Ambiente, pedindo a ela que intervenha na Lagoa do Portinho, que avoque para o Governo Federal a sua regularização, a administração do drama com que ela vem, neste momento, se debatendo gravemente, drama até de morte.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Izalci) - Acato o pedido de V.Exa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...