sexta-feira, 8 de maio de 2015

Relatório comprova que não há motivo para a transferência da Academia de Polícia para Teresina


Uma comissão formada por estudiosos e especialistas em segurança pública apresentou ontem (06) à noite na Câmara Municipal de Parnaíba, um relatório detalhado com esclarecimentos sobre a transferência da Academia de Polícia Militar da cidade para Teresina e a atual estrutura e condições em que a instituição se encontra na capital. O estudo foi dirigido pelo Superintendente de Desenvolvimento Institucional de Parnaíba, Carlos Alberto Guerra, pelo Secretário de Esporte e Lazer do Município, Heleno Maia e pelo professor da Universidade Federal do Piauí, Evandro Rui Rui Condé Marlière.

Na pesquisa os capitães de Mar-e-Guerra comprovam que existem argumentos plausíveis para que a Academia de Polícia permaneça no litoral. De acordo com o Capitão Heleno Maia, um dos principais objetivos da pesquisa é analisar as consequências da transferência da instituição tanto para os futuros oficiais, quanto para o Estado do Piauí. “Se a situação permanecer como está, as perdas serão tremendas tanto nos aspectos de segurança, turismo e acadêmico. Será feito um pedido a Assembleia Legislativa do Piauí para que a Academia de Polícia seja mantida em Parnaíba”, afirma o comandante.

Situado às margens da BR 343, KM 14, o espaço possui uma boa estrutura física, com salas específicas para os estudos, refeitório, alojamentos com camas e banheiros, além de áreas de lazer. Conforme o relatório, a sua localização é ideal para a realização do Curso de Formação de Oficiais (CFO), pois pelo fato de ficar afastado da cidade, o ambiente permite que os alunos se mantenham concentrados nos estudos. No relatório os capitães fizeram um panorama sobre as academias militares do Brasil que também estão localizadas em áreas isoladas, além de uma análise técnica, econômica e financeira da academia parnaibana. Ainda conforme o relatório, em Parnaíba a instituição militar possuía um baixo custo operacional, diferentemente dos argumentos apresentados pelo Estado ao autorizar a transferência do CFO.

Presente no plenário da Câmara, o vereador Calson Pessoa (PSB), que luta desde o início pela permanência da Academia de Polícia em Parnaíba, criticou a desativação do órgão, bem como a transferência do CFO para Teresina que, segundo ele, foi feita de forma irregular e criminosa. “A transferência do curso não passou por voto na Assembleia. Isso é um desrespeito com a cidade de Parnaíba e, como representante dos cidadãos parnaibanos, não permitirei essa situação”, desabafou. O parlamentar voltou a afirmar que, caso o governo estadual não apresente uma solução plausível para o problema até o dia 31 de maio, ele entrará com uma ação judicial contra o Estado.


“Os oficiais estão em Teresina numa situação totalmente desfavorável. O CFO foi implantado lá no improviso. Tenho a informação de que não há nem mesmo beliche nos alojamentos. Os alunos estão dormindo em cima de carteiras escolares e no chão. Falta até comida. Isso é um absurdo, é desumano!”, criticou o vereador.

Além de Pessoa, o presidente da Câmara Gustavo Lima e os demais vereadores contestam a decisão do governo estadual. O vereadorJoão Câncio Neto disse que o relatório o encorajou a continuar lutando pela causa. “Não existe a mínima condição de a academia continuar em Teresina. Não vamos nos calar até que esse problema esteja resolvido”, frisa Neto. Oestudo será encaminhado ao prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis para solucionar o impasse.


Por Luzia Paula
Fotos: Gleitowney Miranda e Wesley Ripardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...