quinta-feira, 14 de maio de 2015

Estudantes usam tribuna livre da Câmara Municipal para discutir sobre criação de nova Associação Estudantil


O espaço de tribuna livre da sessão ordinária nessa semana, foi utilizada pelo estudante Francisco Fabrício da Conceição, que é presidente do Grêmio Estudantil “Juntos Podemos Mais”. Durante quase 30 min, Francisco Fabrício expôs os problemas enfrentados pela classe estudantil de Parnaíba.
Segundo ele, há a necessidade de se criar uma nova entidade estudantil, para que realmente possa representar e revitalizar os movimentos da classe. Colocar uma representatividade em cada escola, fazendo valer o direito. Em seu discurso ele questiona a ACEP - Associação Colegial dos Estudantes de Parnaíba, pergunta quais são seus membros, sobre a prestação de contas que nunca foi feita, sobre o dinheiro arrecadado, o porquê de ele residir há 16 anos na sede da instituição e pede resposta por parte do Ministério Público.
Francisco relata ainda que estudantes pagam valores variados pelas carteiras de estudante e pessoas que não são estudantes conseguem o benefício da carteirinha. Em contato com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o 1° Vice-Presidente: Davi Lira, comprometeu de vir à Parnaíba e checar situação vivida na cidade.
O vereador Bernardo Rocha (PSC), orientou que os estudantes tentem a via democrática. Já o vereador Carlson Pessoa (PSB) destacou que o legislativo está fazendo sua parte, abrindo espaço para os estudantes na Câmara Municipal.
André Neves (PMDB) lembrou que no ano passado, em Audiência Pública, o Ministério Público ficou de fazer a intervenção na ACEP, mediante a pedido via oficio da Câmara Municipal. “Assim foi feito e entregue por mim, na época o vereador que é suplente, Alan Santos, fez tudo o que foi pedido, agora tem que partir dos estudante para juntos fazerem o movimento para que aconteça as eleições", relembrou o vereador.
Questionado pela vereadora Neta Castelo Branco (PPS) se o Grêmio Estudantil procurou o Promotor de Justiça após a audiência pública, Francisco Fabrício disse não ter conseguido falar pessoalmente com o promotor, somente com a sua assessoria.
O Presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Lima (PTB) deixou claro, que qualquer instituição tem que ser transparente, primeiro tem que dar ampla publicidade ao estatuto e divulgação do edital da eleição, não ocorrendo isso, vai estar em uma ilegalidade, devendo os estudantes entrarem na Justiça para que isso seja resolvido via Judicial. Finalizando, o presidente disse que a Câmara está de portas abertas para ele e qualquer estudante que procure o Poder Legislativo de Parnaíba.

Wesley Ripardo
Assessoria de Comunicação - CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...