A Federação das Academias de Letras do Estado do Piauí em parceria com entidades do gênero deve realizar pelo menos até setembro quatro feiras regionais para a divulgação de obras dos escritores piauienses criando no público leitor, principalmente o estudante, maior conhecimento sobre a produção de livros e as diversas correntes literárias. Esta ideia deve ser levada à discussão dentro dos próximos dias entre os membros da entidade, segundo o presidente José Luiz de Carvalho. Paralelas a estas feiras outras atividades serão incentivadas.
A ideia da realização de feiras regionais em Campo Maior, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Floriano com livros piauienses responde à uma expectativa de que outros eventos literários deixaram de fora a maioria dos escritores emergentes e priorizaram aqueles mais conhecidos. A federação está observando neste momento a interiorização de eventos de intercâmbios como aquele que foi realizado da entrega de distinções a vários escritores pela Academia Campomaiorense de Artes e Letras por ocasião dos 192 anos da Batalha do Genipapo, em Campo Maior.
Segundo os escritores parnaibanos José Luiz de Carvalho e Antonio de Pádua Marques Silva, a realização de feiras regionais de livros de literatura exclusiva piauiense não representa um boicote à presença de editoras, obras e escritores mais conhecidos em todo o Brasil e até no estrangeiro. O objetivo destas feiras regionais, salientam, é de que com a expansão dos cursos de graduação nas diversas instituições de ensino superior pelas regiões do Piauí estas obras e seus escritores sejam mais respeitados, estudados, conhecidos e valorizados.
Pádua Marques
Jornalista e escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.