O dia de São Francisco se transformou em uma caminhada, a caminhada pela paz levou milhares de pessoas por ruas e avenidas de Parnaíba na tarde deste último domingo 04/10, dia de São Francisco.
Com início na Igreja de São Sebastião, o mar de “gente” assim intitulado por alguns membros da comissão organizadora, percorreu a Rua Armando Bulamarque, Anhanguera, Coronel Lucas Correia, seguindo avenida das Normalistas com retorno a Igreja Matriz de São Sebastião.
Durante o percurso, uma multidão de fieis tentava a todo o momento chegar perto do carro andor, aonde conduzia o santo de Assis até a celebração da santa missa de encerramento da festa.
“Estou feliz, emocionada, todo ano tenho participado e cada vez é mais lindo” disse a devota Maria do Remédio.
E no meio de tantas pessoas em busca de paz e expressando sua fé, as crianças com vestimenta marrom também fizeram parte da festa religiosa. Muitos os pais com filhos no ombro e recém-nascidos nos braços da mãe ou em carrinhos.
A organização do festejo religioso, também disponibilizou equipes de apoio com água para a multidão de fieis. Um sistema de sonorização também foi preparado com a ajuda de carros de som e motos.
Para Mara Romina, a caminhada da paz foi uma novidade, segundo ela está faltando mais amor no coração das pessoas.
“As pessoas precisam mais de Deus, pois é muita violência, então essa caminhada proporciona isso, o alerta de paz na vida do ser humano”. Disse ela.
Na parte da eucaristia, durante celebração, o Bispo Dom Alfredo Shafler trouxe uma palavra que o qual destacava a impaciência das pessoas, ou mesmo o descredito nos governantes. O líder da Igreja em Parnaíba, também fez criticas aos políticos corruptos, falou estar triste com a quantidade de acidentes na cidade, evolvendo inocentes sendo ceifados.
A jovem devota de São Francisco, Graça Silva que estava com a filha, declararam em entrevista para a reportagem do “Eu Curto Parnaíba” que ficou melhor o evento com a participação nesta caminhada, de irmãos da Igreja de São Francisco da Guarita ao se encontrarem, bem como a Caminhada da Paz.
“Acho que a juventude está dispersa, já esteve mais interessada pela as coisas da igreja, em outras épocas, eu participei da Comunidade Santana e havia eventos que movimentavam a juventude, falta mais interesse do jovem, é o que acho”. Diz Ela.
Perguntamos para Graça que é Franciscana há bastante tempo se já recebeu um milagre do Santo?
“Sim (Ergueu o Braço mostrando uma cicatriz), fiz uma operação, tenho que ir até o Canindé pagar uma promessa, tenho muita fé em São Francisco”.
Até o final do fechamento de nossa matéria, não foi divulgado um número exato ou aproximadamente de quantos fieis foram ao evento. Estivemos perguntando a opinião de alguns quantas pessoas havia desde o inicio da programação, todos foram enfáticos que ultrapassou 50 mil pessoas.
Fonte: EU Curto Parnaíba/Edição @WagnerRoberto25
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.