sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Sete filmes clássicos de terror para ver no Halloween




Halloween – também conhecido no Brasil como Dia das Bruxas – é uma festa popular nos EUA na qual, no dia 31 de Outubro, crianças saem fantasiadas de fantasmas e monstros e vão de porta em porta pedir doces aos adultos dizendo “Trick or Treats” (“Travessuras ou Gostosuras”, em tradução livre). É também uma ocasião em que crianças e adultos se reúnem para assistir filmes deterror acompanhados das tradicionais pipocas e não menos tradicionais refrigerantes.
De uns anos para cá, muitas pessoas tentam introduzir essa festa no Brasil. Algumas abraçam a ideia com entusiasmo, enquanto outras a repelem com veemência. Independente dessa discussão, foi feita aqui uma seleção de filmes de terror que vão deixar os cinéfilos de cabelos arrepiados tanto no Halloween como nos outros dias do ano. E a quantia escolhida, sete, não foi por acaso, pois, assim como o 13, é um número considerado sinistro.
Divirtam-se com essa seleção e não se esqueçam de olhar debaixo da cama antes de dormir. Sabe-se lá o que pode estar embaixo…

O Vampiro da Noite (1958)

A produtora Hammer Film foi fundada na Inglaterra em 1934 e, a partir de 1955, especializou-se em fazer filmes de terror. As produções eram relativamente baratas, tinham sucesso de público e, muitas vezes, de crítica. Um desses sucessos de público e crítica foi um remake da obra do escritor irlandês Bram Stoker (1847-1912), o clássicoDrácula, que já havia tido duas grandes adaptações: Nosferatu (1922), do diretor alemãoF. W. Murnau, e tendo à frente do elenco o também alemão ator Max Schreck; e Drácula (1931), dirigido pelo estadunidense Tod Browning, e estrelado pelo ator romeno Bela Lugosi. Ambos filmes clássicos.
Para evitar problemas com direitos autorais, a nova versão chamou-se Horror of Dracula (Horror de Drácula, em inglês) que, no Brasil, ficou conhecido como O Vampiro da Noite. A história é bastante conhecida do público: após uma longa viagem de Londres até a Transilvânia, Jonathan Harker (o sul-africano John Van Eyssen, de Exodus) encontra-se com o sinistro Conde Drácula (o recém-falecido ator inglês Christopher Lee, das sagas O Senhor dos Anéis e Star Wars – veja aqui), que, na verdade, é um vampiro. Drácula mata Harker e parte para a Inglaterra em busca de vingança. Ao chegar, rapta a bela Mina (a escocesa Melissa Stribling, de Noites de Decameron) e somente o Dr. Abraham Van Helsing (o inglês Peter Cushing, de A Mansão da Meia-Noite) e o marido de Mina, Arthur (o também inglês Michael Gough, de Batman, o Retorno), podem deter o monstro.
O filme foi um sucesso absoluto e trazia algumas novidades: uma mistura de terror com sensualidade (que incluía belas mulheres com decotes generosos) e um vigor físico que, até então, não havia em filmes do gênero. A direção do inglês Terence Fisher (de A Maldição de Frankenstein), um velho colaborador da Hammer, criou o tom gótico e sombrio adequados, mesmo com o filme sendo em cores.
Christopher Lee e Peter Cushing foram elevados à categoria de astros e Mestres do Terror, sendo que Lee é considerado até hoje o melhor Drácula do cinema ao lado de Bela Lugosi, assim como Cushing ficou consagrado como Van Helsing, do mesmo modo que seu outro grande papel, o do Barão Frankenstein. E os dois ainda formaram uma das maiores duplas do cinema, tendo feito mais de 20 filmes juntos.
Veja o trailer oficial de O Vampiro da Noite (original em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...