domingo, 25 de outubro de 2015

Na 2º tentativa, gêmeos mudam e prestam Enem para mesma carreira

Gêmeos de Campinas fazem Enem pela segunda vez  (Foto: Jaqueline Zanoveli/G1)Gêmeos de Campinas fazem Enem pela segunda vez (Foto: Jaqueline Zanoveli/G1)
Um ano após "estrearem" no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os irmãos gêmeos Fernando e Felipe da Silva Marques, de 18 anos, tentam novamente neste domingo (25) realizar uma boa prova e garantir uma vaga em uma universidade pública. De Campinas (SP), os irmãos contam que mudaram a carreira e neste ano pretendem prestar o mesmo curso: relações internacionais.

Os gêmeos foram flagrados no ano passado pelo G1, quando prestavam pela primeira vez o Enem. Na ocasião, os dois queriam carreiras distintas: enquanto Fernando queria jornalismo, o irmão pretendia se formar em direito.
Sem sucesso com as notas da prova do ano passado, Fernando e Felipe voltaram a prestar o exame neste ano.
"Em 2014 eu não fui tão bem, tirei na média, mas foi suficiente para entrar no Profis da Unicamp (Programa de Formação Interdisciplinar Superior). Atualmente eu estou querendo sair. Então, vim prestar o Enem de novo para ver se eu consigo uma federal ou pelo Pro-Uni em uma particular", conta Fernando.

Concorrência e dedicação
Felipe estudou em um cursinho pré-vestibular durante todo o ano e por isso se sente mais confiante para tentar a "nova carreira" escolhida. "Ano passado eu não obtive sucesso na faculdade que eu queria e esse ano eu estudei mais, me dediquei mais, e eu pretendo conseguir", diz.

Sobre a rotina de estudos e a agora "concorrência" pelo mesmo curso entre os irmãos, Felipe conta que prevalece a parceria. "A gente mais ajuda um ao outro do que compete", conta.
Os dois prestam a prova em salas separadas, o que não impede que as "brincadeiras" sobre a semelhança entre os dois aconteça. "Falam que a gente poderia trocar a prova ou o RG, fazer no lugar um do outro, mas eu não vou fazer não", diz entre risos o estudante.
Domingo (9)-Campinas (SP)- Os irmãos Fernando e Felipe da Silva Marques antes da prova (Foto: Marcello Carvalho/G1)Em 2014, irmãos queriam entrar em faculdades de direito e jornalismo (Foto: Marcello Carvalho/G1)
A prova em Campinas
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Campinas, neste sábado (24), os candidatos enfrentaram trânsito e calor. A expectativa é de que 32,3 mil candidatos prestem a prova na cidade nos dois dias, segundo dados do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
G1.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...