Tropa efetiva do 2º BPM em formação durante solenidade em comemoração aos 47 anos do Batalhão Major Osmar (Foto: Samuel Aguiar) |
A corporação comemora 47 anos alusivos à sua instalação em Parnaíba. Na solenidade, presença de autoridades civis e militares. Também houve entrega de condecorações.
Na manhã desta sexta, 08, o batalhão Major Osmar, em Parnaíba, comemorou seu aniversário de 47 anos. Várias autoridades se fizeram presentes, como o Ten. Cel. Emídio, Comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Sub Oficial Antônio, representando a Capitania dos Portos, Ten. Gilson, Superintendente Municipal de Trânsito, Reginaldo Junior, Presidente do IHGGP, Arlindo Leão, Secretário do Trabalho, Diógenes Melo, presidente da OAB, subsecção Parnaíba e o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Jorge.
Durante a solenidade foi lida uma carta do Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Prado, bem como, entregue o “Diploma do Policial Padrão”, instituído pelo Ten. Cel. Edson com o propósito “de incentivar a camaradagem e a apresentação e desempenho individual”. Como parte da programação, houve o desfile da tropa efetiva do 2º BPM, acompanhados pela banda de música municipal, Simplício Dias da Silva que, por sua vez, finalizou a solenidade, executando a música de parabéns ao batalhão.
Breve Histórico
Instituído pela lei provincial nº 13 de 25 de junho de 1835, o agrupamento começou com 309 homens, sendo inicialmente, o Corpo de Polícia do Piauí. Mais tarde, em 02 de outubro de 1963, instalou-se em Parnaíba o 1º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do Major Osmar Félix da Silva. No dia 07 do mesmo mês e ano, a entidade foi transferida da Rua Conde Deu para a sede do antigo arsenal da Marinha, na Avenida Coronel Lucas. Major Osmar passou somente 2 anos à frente da corporação, sendo acometido de grave doença que o levou a óbito.
Mas, ainda sob seus comandos, a corporação passou a se chamar 2º Batalhão de Polícia Militar, em 13 de fevereiro de 1964, transferindo o título de primeiro para o quartel criado na capital piauiense Teresina. Com a morte de seu primeiro comandante, o batalhão passou a se chamar, Batalhão Major Osmar.
Atualmente a corporação é comandada pelo Ten. Cel. Edson Ferreira e desempenha entre outras atividades sociais, o trabalho de equoterapia voltada para pessoas com deficiências, tendo um efetivo de nove policiais em nove cavalos, comandado pela capitã Íris. O 2º BPM também é responsável pela CIPTUR, que desempenha o policiamento ostensivo especializado ao turismo, sediado na cidade de Luis Correia.
Edição: Jornal da Parnaíba
Samuel Aguiar Cm informações do cerimonial da PM/Poparnaiba
Samuel Aguiar Cm informações do cerimonial da PM/Poparnaiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.