sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Solenidade em homenagem aos 47 anos do 2º BPM de Parnaíba

Tropa efetiva do 2º BPM em formação durante solenidade em comemoração
aos 47 anos do Batalhão Major Osmar (Foto: Samuel Aguiar)
A corporação comemora 47 anos alusivos à sua instalação em Parnaíba. Na solenidade, presença de autoridades civis e militares. Também houve entrega de condecorações.

Na manhã desta sexta, 08, o batalhão Major Osmar, em Parnaíba, comemorou seu aniversário de 47 anos. Várias autoridades se fizeram presentes, como o Ten. Cel. Emídio, Comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Sub Oficial Antônio, representando a Capitania dos Portos, Ten. Gilson, Superintendente Municipal de Trânsito, Reginaldo Junior, Presidente do IHGGP, Arlindo Leão, Secretário do Trabalho, Diógenes Melo, presidente da OAB, subsecção Parnaíba e o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Jorge.

Durante a solenidade foi lida uma carta do Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Prado, bem como, entregue o “Diploma do Policial Padrão”, instituído pelo Ten. Cel. Edson com o propósito “de incentivar a camaradagem e a apresentação e desempenho individual”. Como parte da programação, houve o desfile da tropa efetiva do 2º BPM, acompanhados pela banda de música municipal, Simplício Dias da Silva que, por sua vez, finalizou a solenidade, executando a música de parabéns ao batalhão.

Breve Histórico

Instituído pela lei provincial nº 13 de 25 de junho de 1835, o agrupamento começou com 309 homens, sendo inicialmente, o Corpo de Polícia do Piauí. Mais tarde, em 02 de outubro de 1963, instalou-se em Parnaíba o 1º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do Major Osmar Félix da Silva. No dia 07 do mesmo mês e ano, a entidade foi transferida da Rua Conde Deu para a sede do antigo arsenal da Marinha, na Avenida Coronel Lucas. Major Osmar passou somente 2 anos à frente da corporação, sendo acometido de grave doença que o levou a óbito.

Mas, ainda sob seus comandos, a corporação passou a se chamar 2º Batalhão de Polícia Militar, em 13 de fevereiro de 1964, transferindo o título de primeiro para o quartel criado na capital piauiense Teresina. Com a morte de seu primeiro comandante, o batalhão passou a se chamar, Batalhão Major Osmar.

Atualmente a corporação é comandada pelo Ten. Cel. Edson Ferreira e desempenha entre outras atividades sociais, o trabalho de equoterapia voltada para pessoas com deficiências, tendo um efetivo de nove policiais em nove cavalos, comandado pela capitã Íris. O 2º BPM também é responsável pela CIPTUR, que desempenha o policiamento ostensivo especializado ao turismo, sediado na cidade de Luis Correia.

Edição: Jornal da Parnaíba
Samuel Aguiar Cm informações do cerimonial da PM/Poparnaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

1° Festival de Sanfoneiros Mestre Zuca da Pé de Bode reuniu vários artistas do litoral Piauiense

 O 1° Festival de Sanfoneiros Mestre Zuca   O evento reuniu os melhores músicos e sanfoneiros de diversas regiões do litoral piauiense e da ...