quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ciro Gomes: "O que o Serra diz de manhã não serve para de tarde"



Ciro Gomes e Wilson Martins durante carreata em Teresina nesta terça, 26

Ciro Gomes (PSB-CE), em visita, na tarde dessa terça-feira (27), ao Piauí, fez duras críticas à agressividade da campanha e ao projeto defendido pelo candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB).

Ciro fez as declarações quando participava de uma atividade de campanha (carreata) em prol da eleição de Dilma presidente e Wilson Martins governador, em Teresina. “Todas as eleições que Serra participou, sem exceção de nenhuma, tem essas características da violência, da traição, da rasteira, do jogo sujo e baixo. Um candidato que tem a coragem de fazer uma simulação com um papel na cabeça, de que foi agredido, a ponto de bater no hospital e ficar 24 horas de repouso, é um candidato que se dando o poder sabe-se lá do que seria capaz de fazer”, lamenta Ciro Gomes.

O deputado federal ressalta que mesmo o candidato tucano insistindo em afirmar que levou uma segunda pancada na cabeça, por outro objeto que não foi uma bola de papel, não tem como confirmar tais afirmações. “Esse segundo objeto é que nem a mentira do Paulo Preto, que ele (Serra) disse que não sabia quem era o Paulo Preto, e, no dia seguinte, o Paulo Preto fez uma chantagem clara e contundente no jornal, sendo que no terceiro dia foi defender. O que o Serra diz de manhã não serve para de tarde, eu conheço bem. Ele assinou um papel, botou no cartório, que se fosse eleito prefeito de São Paulo não renunciaria. Se fosse eu, com a imprensa de São Paulo do jeito que é, nunca mais teria direito a ser candidato a nada. Ou seja, o que o cara diz de manhã não serve para de tarde”, reitera.

Para Ciro, nessa eleição, há uma grande diferença entre os dois candidatos que é o projeto que Dilma e Serra representam, e pela quantidade de jovens no país e ainda pela pouca memória do povo brasileiro, ele tem o dever de lembrar que além de Serra ter sido ministro, por 8 anos, do governo Fernando Henrique Cardoso, o tucano tem absoluta identificação e foi o candidato do Fernando Henrique contra ele e contra o Lula nas eleições de 2002. “Vale lembrar que, no projeto Fernando Henrique, o salário mínimo não pagava meia cesta básica, o nosso vale hoje três vezes mais. No programa Fernando Henrique Cardoso, o Brasil subiu de 4,5% para 15% a taxa de desemprego. Nós criamos 14 milhões de empregos com carteira assinada, enquanto eles criaram 768 mil empregos pelos mesmos 8 anos. Quer dizer, o nosso é um governo que abre para a Polícia Federal o direito de pesquisar, de apurar, seja quem for, o deles é o governo da impunidade. O nosso governo explodiu o valor da Petrobrás e o governo deles vendeu o patrimônio nacional brasileiro, e o Brasil ainda quebrou três vezes”, afirma.

Ele também disse que não acredita nas afirmações do candidato José Serra quando o tucano diz que vai aumentar o valor do salário mínimo e pagar um décimo terceiro salário do Bolsa Família. “Se você quiser acreditar em duende que acredite, mas é um cara que o que se diz de manhã não serve para de tarde. É justíssimo na política que você diga que vai fazer tal coisa, por exemplo, fui o mais popular prefeito de capital do Brasil e o mais popular governador (CE) do Brasil e acredite, não é porque eu faço milagre nenhum, é porque o que eu digo de manhã serve para de tarde, para de noite e para o dia seguinte. Eu não ando mentindo. O Serra foi ministro oito anos no governo Fernando Henrique, quando eles pagavam um salário mínimo equivalente a 70 dólares, sendo que o salário mínimo agora equivale a quase 300 dólares. Por que vai prometer uma coisa agora se quando teve oportunidade fez o oposto”, questiona Ciro.

O deputado socialista do Ceará também ressalta que, recentemente, brigou, “feito um leão”, na comissão especial do Pré-sal na Câmara dos Deputados para que o PSDB e o PFL, hoje DEM, não entregassem o pré-sal para os estrangeiros. “E foi agora, há cinco meses, que o partido do Serra, junto com o partido do vice dele (DEM), queria que o pré-sal fosse entregue para as multinacionais. São duas concepções de vida, duas concepções de mundo: uma que tem compromisso nacional e popular e a outra que tem compromisso de entregar as coisas do Brasil para o mundo”, enfatiza Ciro.

Ele também lembra que os tucanos gostam mesmo é de vender o patrimônio nacional, assim como fizeram em São Paulo, que tinha 16 hidrelétricas e eles não quiseram nenhuma. “Venderam todas as 16. O Serra mal tomou posse, botou o Nossa Caixa para vender. Ela hoje não está privatizada, porque o Lula botou o Banco do Brasil para comprar, mas ele (Serra) vendeu. Não constróem nada, só vendem. Então se ele disser uma coisa de manhã, se você quiser acreditar acredita, mas não serve para de tarde”, reafirma Ciro.
Gomes ressalta ainda que a orientação também serve para que o Piauí siga a mesma linha de raciocínio e vote em Wilson Martins para governador. “Wilson é um grande talento e o povo do Piauí já o conhece, ele foi vice-governador, repartiu com Wellington aquilo esse grande momento que o Piauí está vivendo. E tem todas as capacidades que exige o cargo. Eu não falo o mal do adversário dele aqui no Piauí, porque é uma pessoa que eu respeito, mas que o Wilson é muito melhor para o Piauí, sem dúvidas”, declara Ciro.

Ao finalizar a entrevista, Ciro Gomes, faz uma alerta para que os militantes e simpatizantes tomem muito cuidado com as estratégias utilizadas pelos tucanos nessa reta final da campanha, e cita como exemplo, que eles registraram uma pesquisa fraudada no Tribunal Superior Eleitoral para manipular o eleitor. “Vão fradar a pesquisa de um instituto chamado GPP, que eles controlam e o Brasil inteiro não sabe de quem é, faltam pouco dias, apenas cinco, antes da eleição, eles vão publicar uma pesquisa falsa, provavelmente aproximando o Serra da Dilma, mas existem outras seis pesquisas de institutos acreditáveis. Sabemos que eles vão tentar tudo até o último momento, mas o povo está vacinado. Falam até em empate técnico, mas é pura fraude, porque estamos hoje há pelo menos 11 pontos de distância, com a Dilma na frente”, finaliza.

Fonte e foto: ASCOM Candidato
Edição de Samuel Aguiar para o proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...