O Sebrae realiza desta segunda (18) até a próxima sexta (22) na Praça João Luis Ferreira a Semana de Formalização do Empreendedor Individual. O evento acontece simultaneamente em todo o Brasil. Segundo o Sebrae, em todo o Piauí já foram formalizados quatro mil empreendedores individuais.
O gerente de Atendimento e Mercado do Sebrae-PI, Carlos Jorge Gomes Silva, explica que a caravana já aconteceu no Dirceu, Parque Piauí, Vila São Joaquim, Parque Afonso Gil e cidades do interior como Piracuruca. “O evento é importante para potencializar o processo de formalização, fazendo com que a pessoa analise as vantagens e as desvantagens de ter um negócio formalizado”, descreve.
Silva diz ainda que uma das vantagens da formalização está o CNPJ, que abre possibilidades para empresas como compras direto do fornecedor, acesso aos benefícios da previdência social, como aposentadoria através do recolhimento de R$ 52 por mês.
Antonio Silva Ferreira, que trabalha com telemensagens e possui uma lan house, procurou a caravana para formalizar seu negócio. “Soube da semana através de amigos e fui tirar o CNPJ porque a carga tributária é menor do que no Simples (sistema que integra o recolhimento de diversos impostos). O faturamento da Lan House é de R$ 3 mil por mês bruto. Trabalhar legalizado é bom porque tem mais facilidades: ao invés de comprar de terceiros, vou comprar de distribuidor”.
A maioria dos trabalhadores que se formalizaram no Piauí é de ambulantes, costureiras e pessoas que trabalham com serviços de beleza. “Quando a pessoa tem todos os documentos necessários, a formalização acontece em 20 minutos”, descreve Carlos Silva.
Flash de Adriana Cláutenes
Redação Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.