Mesa de honra encerramento do 1º Congresso de Processo Civil
O primeiro Congresso de Direito Processual Civil chegou ao fim neste sábado, onde a programação contou com a presença do desembargador do TJ/RJ, Dr. Des. Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara,
processualista com várias obras sobre o tema, com a conferência “Redução dos Privilégios Processuais da Fazenda Pública”, além do Des. Antônio Souza Prudente TRF 1ª Região, com o enfoque “A tutela processual de urgência no agravo de instrumento como garantia fundamental do processo justo”, finalizando o dia com a Mesa Redonda, presidida pelo advogado, Secretário-geral da OAB nacional e membro da Comissão do Senado para o Novo CPC – Dr. Marcus Vinícius Furtado Coelho, participada em meio Presidente da OAB-PI - Dr. Sigifroi Moreno Filho; Conselheiro Federal - Dr. Norberto Campelo; Presidente da OAB de Parnaiba - Dr. Diógenes Meireles Melo; Coordenador do evento - Dr. Fernando Said Filho.
Ademais, a partir das 19h do sábado, fora promovida solenidade de posse da nova Diretoria da OAB subsecção Parnaíba, sob a presidência do Dr. Diógenes Meireles Melo, seguindo as definições do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, frente aos últimos acontecimentos em nossa cidade, e a realização da solenidade de posse das Comissões pertinentes ao desenvolvimento dos trabalhos da Subsecção e do bom relacionamento da entidade, sociedade e advogado, bem como a homenagem com a entrega da medalha Coelho Rodrigues para os nobres juristas de Parnaíba, Dr. Antonio Cajubá de Brito, Dr. Renato Barcelar e Dr. Mariano Jose Ost Lopez.
Referida homenagem trata-se da maior honraria destinada pela OAB-PI, remetendo-se a importante crivo do Conselho da Ordem, onde a mesma somente fora concedida em uma única oportunidade, de tal forma, abrilhantando ainda mais a solenidade, posto que os três homenageados são baluartes no exercício da advocacia em nosso estado, quiçá, em nosso país. Ambos refletem a honradez e a dignidade desta profissão tão importante para a sociedade, fato que ensejou belíssimas palavras do Conselheiro Federal, ex-presidente da OAB-PI, Dr. Norberto Campelo, bem como do atual Presidente da OAB-PI, Dr. Sigifroi Moreno Filho.
Imaginem lutar durante 12 anos pelo início, permanência e desenvolvimento de um curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, propiciando aos filhos da nossa “terra” a oportunidade de aqui seguir esta nobre profissão, além de enfrentar as barreiras junto a entidade filantrópica APAC – Assistência aos presos, este é o prof. Mariano, o qual passei a ser amigo ainda quando seu aluno e que no exercício da profissão passei a admirar em dobro, por perceber quão nobre é o lecionar; quanto ao Ms Dr. Renato Barcelar, sempre há uma emoção ao ouvir suas palavras, pois a eloqüência é sempre a sua marca, onde estreitei a amizade nos anos junto à Secretaria de Juventude Municipal, e assim pude compartilhar de seus pensamentos; da mesma forma, imaginem uma pessoa onde seu maior patrimônio é estritamente a honra, dignidade, confundido os anos de sua brilhante profissão com o amor a sua cidade e família, é assim que expresso a figura do Dr. Antonio Cajubá, ele que abrilhantou a minha turma de 2005.2 da UESPI com o belíssimo discurso sobre a ética e valorização da profissão, refletindo sempre a importância da família na vida de cada profissional, e que embora não participe de seu ciclo de amizade, muito admiro frente a tal postura honrada.
Que possamos compartilhar de mais eventos de tal porte em nossa cidade, despertando interesse na elaboração de encontros científicos capazes de transformar idéias, teses, em atividades eficazes a sociedade.
proparnaiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.