A OGX Maranhão, sociedade da OGX, braço de petróleo e gás do grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou nesta quinta-feira (11) a descoberta de gás no poço OGX-16, localizado na bacia terrestre do Parnaíba, situada na região Nordeste.
O poço OGX-16, localizado no bloco PN-T-68, situa-se a aproximadamente 260 km de São Luis, capital do Maranhão.
“Esta descoberta abre uma nova fronteira exploratória em uma bacia terrestre, fato que não ocorria há aproximadamente duas décadas no Brasil", disse Paulo Mendonça, diretor-geral da OGX.
saiba mais
A OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX (66,6%) e a MPX (33,3%), é a operadora do poço e detém 70% de participação no bloco. Os outros 30% estão nas mãos da Petra Energia.
De acordo com comunicado da OGX, o poço foi aberto para fluxo às 5:30 de hoje e após 10 minutos de abertura, constatou-se a presença de gás na superfície. Às 6:00, o poço estava com 1.900 psi de pressão, sendo, em seguida, fechado para estática. No segundo fluxo, iniciado às 8:00, foi alinhado para o queimador, apresentando uma chama de aproximadamente 15 metros.
Em teleconferência com analistas, Mendonça destacou que esta descoberta deve ser a primeira de uma série. "Depois de gastar R$ 59 milhões com exploração, tenho certeza que teremos mais descobertas. Já temos mais de 20 estruturas prontas para serem prospectadas", afirmou, ressaltando que a expectativa é de boa produção e alta lucratividade.
Conforme o executivo, o perfil da rocha encontrada na bacia do Parnaíba permite a geração tanto de gás como de petróleo. "Por isso, acho que vamos descobrir petróleo também", disse.
Fonte: G-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.