Praia será a primeira do litoral do Piauí com um conselho gestor para o controle de qualidade de serviços, respeito ao meio ambiente, atendimento qualificado, cardápio, promoções e eventos.
Segundo o Secretário de Turismo de Luís Correia, o ambientalista Alcide Filho, essas ações vão instituir um “Estatuto da Orla” e o lançamento da Carta do Litoral.
O trecho mais lembrado e assim o mais famoso do litoral do Piauí tem um nome: Atalaia. E também a mais visitada. Inclusive mesmo estando em obras. Uma imagem panorâmica de Atalaia neste sábado, 14 de agosto, revela: bem se deu o início dos trabalhos de revestimento primário para a cobertura de asfalto, a aplicação dos blocos do piso do calçadão, a mureta de contenção e a conclusão da distribuição dos postes de iluminação central que a resposta de público aconteceu. Atalaia estava um minhocão de carros estacionados em ambas as pistas, com barracas de bares ocupadas, mesas repletas de amigos, famílias inteiras, garçons indo e vindo e gente tomando banho de mar.
A praia de Atalaia é a campeã de audiência nas pesquisas de opinião. Tanto em alta quanto em baixa estação. O jornalista Theddy Ribeiro, com sua esposa, estava à sombra das barracas do Bar do Carlitus. “Imagina quando a Orla de Atalaia estiver concluída, o quanto teremos de aumento de fluxo turístico e cobrança de melhor atendimento. Isso aqui já é e será outra realidade. Essa é a praia que melhor traduz o que é um gostoso banho de mar no litoral do Piauí”, qualificou. Em sua percepção decliente , Theddy apontou para a necessidade de outras obras, além da engenharia, necessárias para Atalaia e ao litoral do Piauí. A exemplo do que já acontece em outras orlas famosas, como Ipanema e Capacabana, a praia de Atalaia também deverá implantar uma gestão “de olho na qualidade”.
O próprio SEBRAE, que aplicou seus conhecimentos e experiências em consultoria sobre a Gerência da Orla, manifestou vontade e necessidade de atuar diretamente na pauta da gestão. “Turismo é qualidade de serviços”, reforça Delano Rocha, Superintendente do SEBRAE. “Funcionar não é apenas manter um bar ou restaurante abertos”, lembra Gilson Vasconcelos, Gerente do SEBRAE. “O atendimento, em qualquer lugar do mundo, faz a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um destino ou serviço turístico”, enfatiza Sílvio Leite, Secretário de Turismo do Piauí.
“As transformações já concluídas, ações em obras e mudanças de infra-estrutura previstas para Atalaia não se restringem apenas ao visual de sua arquitetura e nem ao paisagismo da Orla”, adianta Alcide Filho, ambientalista e secretário de Turismo de Luís Correia. Em companhia dos Gerente de Turismo do Município, Anderson Galdino e de Projetos Zequinha (José Machado) ele percorreu nesta sábado toda a Orla de Atalaia para interagir com os empresários dos bares, ambulantes e clientes da orla um dia após a aplicação da camada primária de asfalto, fase chamada de imprimação. "Todos desejam regras de limpeza e funcionamento que todos respeitem, incluindo o empresário e o usuário" , afirmou o Secretário Alcide Filho. Podemos discutir quais as regras. Não se discute é não existirem regras, defende.
“A gestão da Orla de Atalaia inclui debater responsavelmente questões como o volume do som de automóveis, horário de funcionamento dos serviços, segurança policial e do transito, relacionamento digno com os veranistas que chegam de ônibus nas madrugadas para um dia de lazer na praia, calendário de eventos, qualificação de pessoal, vigilância sanitária, abastecimento de água e esgotamento sanitário, cardápio, conservação e manutenção de equipamentos públicos e controle de qualidade geral”, qualifica Alcide Filho. “O futuro de Atalaia não pode ser como era antigamente”, completa o ambientalista. Certamente é do diálogo e bom entendimento entre Ecologia e Economia que depende o sucesso do Turismo de Atalaia e de todo o litoral do Piauí. Atalaia tem tudo para dar um bom exemplo.
Fotos : Anderson Galdino
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.