sábado, 22 de fevereiro de 2014

Diretor do Sindicato dos Médicos “detona” Sistema de Saúde de Parnaíba

                           Dr. Osvaldo Gomes:Diretor do SIMEPI
O diretor regional do Sindicato dos Médicos do Piauí, José Osvaldo Gomes, em entrevista exclusiva ao “Tribuna do Litoral” fez sérias críticas ao Sistema Municipal de Saúde, que ela acha muito falho e sem as mínimas condições de atender a contento as necessidades da população. "As filas nos postos de saúde é que dizem das carências e das falhas do sistema", frisa.
“O município tem pecado desde que assumiu a função de gestão pela da saúde. Hoje a única coisa que funciona é o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que carrega pacientes para o Hospital Estadual Dirceu. Não tem nenhuma estrutura, nenhum hospital, nenhum centro de saúde. Os postos não funcionam e miseravelmente os contratos com os médicos são precários e os médicos não aderem, porque o município faz um acordo que não é justo; contrata por um tempo mas não paga. Não toleramos mais isso. E convidamos a população a juntar-se a nós", a fim de que possamos sensibilizar os representantes públicos, que disseram que iam cumprir  alguns compromissos e não cumpriram e hoje apresentam dados que não são verdadeiros e terminam jogando a população contra os médicos”, denuncia o sindicalista.
Segundo ele, trabalhando para o município só existem hoje praticamente médicos de programas do Governo Federal, que são os iniciantes do PROVAB, que ganham 10 mil reais a título de bolsa e depois de 2 anos vão fazer residência e os profissionais do “Mais Médico”, que também ganham 10 mil. “O médico de Parnaíba ganha a metade mas é muito cobrado. E nós não toleramos mais isso. Não se trata só do dinheiro, mas de respeito. Paga-se o dobro para o estrangeiro, que nem fala a nossa língua e nem tem o conhecimento regionalizado; e para piorar pagam também para os médicos do PROVAB, que são profissionais inexperientes. E tem problemas de saúde que não se pode tratar com médicos em início de carreira”, reclama Dr. Osvaldo
Descredenciamento do Município
                                    Secretária Maria do Amparo
O sindicalista afirma que já foi procurado por outros colegas para que todos os profissionais médicos se descredenciassem do Sistema Municipal de Saúde por uma razão simples: “Não podemos ser cobrados por uma coisa que não podemos resolver e que não é responsabilidade nossa. A prefeitura de Parnaíba não possui no seu quadro de gerenciamento nem um responsável técnico para dar informações dentro da área médica”, reclama Osvaldo Gomes, que destaca ainda que a secretária municipal de saúdeMaria do Amparo,  nunca o recebeu como representante do SIMEPI. “Mas aguardo que ela possa receber e possamos uma proposta decente para a categoria. Não queremos briga”, enfatiza.
O Sindicato reivindica um Plano de Cargos, Carreira e Salários diferente do que já existe, “que é um plano generalizado, que não atende nossas necessidades. Queremos um plano onde o profissional médico progrida na carreira, considerando que nós começamos trabalhar com 25/30 anos, quando chegamos com nossas especialidades. Outros profissionais começam com 18/20 e se aposentam cedo. Eu que acabo de passar num concurso com 50 anos, vou me aposentar com que idade”? – questiona o sindicalista. Ele afirma que se a categoria não for chamada logo para um diálogo existe a possibilidade de decretação de greve no município, por tempo indeterminado.
Fonte:Jornal "Tribuna do Litoral"
NAS BANCAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...