segunda-feira, 11 de outubro de 2010

13 anos de espera: Piauí terá um plano estratégico de turismo



Barra Grande - Litoral do Piauí.

A Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) vão lançar, em abril de 2011, o Plano Estratégico de Turismo para o estado do Piauí. O litoral está entre os pontos fortes do setor.

Há 13 anos, o Piauí não tinha um, e o turismo vinha sendo feito ainda com as diretrizes do primeiro plano, lançado em 1998. “Precisamos de um plano que se adeque às necessidades modernas e aponte um desenvolvimento no setor, que cresce em todo o mundo”, disse o secretário de Turismo, Sílvio Leite. A empresa responsável pela elaboração do plano será a Daventura, que atua no Brasil prestando serviços ligados aos segmentos de turismo, ecoturismo, esportes e turismo de aventura.

O diretor-geral da Daventura, Tiago Valois, disse é preciso a participação de todo o trade turístico no Piauí nesse projeto, incluindo prefeituras, fundações e iniciativa privada. Ele acredita que o potencial do estado será melhor aproveitado se ligado ao turismo ecológico. “Turismo limpo é a característica do novo milênio e o Piauí tem um enorme potencial que precisa ser aproveitado”, informou.

O primeiro passo será a criação de um zoneamento turístico, que vai adotar estratégias até 2014 (ano da Copa do Mundo no Brasil) e até 2020. O processo de elaboração do plano inclui pesquisas de dados e informações, elaboração de diagnóstico sobre o setor, identificação de novos atrativos e rotas, implantação de novos programas voltados às causas ambientais, e também organização e melhoria no sistema de gestão do turismo nos municípios piauienses.

O gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos, afirmou que o plano vai dar um direcionamento para os órgãos públicos alavancarem o setor, propondo ações e inclusive como virão os recursos. O plano é elaborado com dinheiro do Sebrae. Segundo Gilson, o último plano estratégico do estado, feito com recursos do Prodetur, resultou em ações positivas, como a divisão do estado em polos, como o Polo do Delta, Polo Teresina e Polo das Origens. “Além disso, foram criadas secretarias municipais de turismo e hoje existe uma secretaria estadual, o que mostra a importância que o tema passou a ter”, comentou.

O secretário Sílvio Leite disse que hoje o Piauí tem dois aeroportos fora da capital para receber vôos e o estado tem mais infraestrutura para receber os visitantes do que há 10 anos. “Basta olhar os investimentos sendo feito no estado. Mas para avançar, precisamos de um plano feito por profissionais”, disse. Apesar de ter dito que o Piauí avançou no turismo nacional, o secretário não soube dizer qual seria essa participação. Afirmou que os dados sobre isso estão sendo pesquisados pela secretaria.

Jornalo O Dia.

Edição e foto: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Agenda dos candidatos a prefeitura de Parnaíba

  Zé  Hamilton Psd  Manhã: Caminhada no Dom Rufino  Noite: comício com apoiadores na Avenida Geraldo Ponte Cavalcante/Dom Rufino Hélio Olive...