terça-feira, 8 de abril de 2014

Carroça: Meio de transporte que ainda existe em Parnaíba

Durante muitos anos a carroça foi o meio de  transporte mais utilizado por muitas pessoas,inclusive em grandes cidades,em Parnaíba até o ano 2000,as carroças eram vistas com frequência nas ruas da movimentada cidade.
Veio logo a associação dos carroceiros,hoje quase extinta. 
Atualmente famílias da zona rural vivem na reforma de carroças,que segundos os próprios são de clientes do interior. 
A reforma de uma carroça custa em média 800 reais,é um trabalho que dura aproximadamente 1 mês.
Devido o passar do tempo os  serviços são menores,já que o homem da cidade não utiliza mais esse meio de transporte. 
Na BR 402 existe uma família, que ainda fabrica e reforma carroças o ano inteiro. 
 Atualmente o carroceiro faz trabalho de frente ao preço de 35 reais,isso depende da localização.
Carroça é um meio de transporte que antecede ao advento dos veículos a vapor. Movida por tração humana ou animal, a carroça era o meio de transporte mais utilizado para os deslocamentos de carga de um lugar a outro. Hoje em dia, é pouco comum o uso de carroças no trânsito de grandes centros urbanos, sendo até chamadas de "charretes". As carroças são utilizadas mais freqüentemente no meio rural.
No meio rural, os principais animais usados como tração são cavalosburrosbois e jegues.
Podem-se encontrar carroças com tração humana nos grandes centros, utilizadas para o transporte de material reciclável, ou para venda. Algumas cidades brasileiras, como Santos, possuem normas para este tipo de transporte. No sul de Moçambique, estas carroças são os "tchova" (que significa empurrar em xiChangana).
Também se encontra o modelo de carroças com tração animal na região de Irati no Paraná; este modelo é o modelo eslavo, que é o mais utilizado para garantir a produção dos colonizadores eslavos (poloneses, ucranianos).
Hoje em dia, as carroças para transporte de pessoas, vulgarmente chamadas charretes, são utilizadas para a realização de passeios, designadamente em zonas turísticas.
Ultimamente, em muitas cidades brasileiras, tem aumentado o número desse veículo para transporte de carga e remoção de entulho (inclusive em São Paulo), principalmente em algumas cidades do interior (veja o caso de São José do Rio Preto); sendo que em algumas tem sido usado até para transporte de pessoas.
Fotos Cidade Imparcial/Edição de parnaibanomundo.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...