quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Deputado Paes Landim solicitará intervenção do Ministério do Turismo sobre cancelamento de voos em Parnaíba


O deputado federal Paes Landim (PTB-PI)fará a convocação do Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha e do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, para que os mesmos tomem providências em relação ao cancelamento dos voos regulares da companhia Azul Linhas Aéreas no litoral do Piauí.

O parlamentar esteve recentemente em Parnaíba, ficando hospedado em um hotel no centro da cidade e se impressionou com a lotação do ambiente. Todos os quartos estavam ocupados, inclusive com turistas europeus, vindos principalmente de Portugal. Em discurso realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado piauiense reafirmou a localização estratégica do aeroporto de Parnaíba e da facilidade de conexão entre os litorais do Piauí e Ceará. O trajeto entre Parnaíba e Fortaleza era feito em apenas 40 minutos, sendo que muitos europeus desembarcavam em Fortaleza pela companhia portuguesa TAP, com destino a capital do Delta.

“Todos no hotel estavam lamentando a suspensão dos voos regulares da Azul para o nosso litoral. “A cidade toda vai perder com isso. A cidade está cheia de agências turísticas. Isso é um crime contra Parnaíba. Vai gerar desemprego e mal-estar econômico e social”, protestou o parlamentar na tribuna.

Assim como Paes Landim, o vereador Carlson Pessoa também trava uma luta intensa para manter a rota. O líder da oposição em Parnaíba já havia alertado para o possível cancelamento e denunciado a falta de estrutura do Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, como climatização precária, o fechamento da única cantina e cobrou empenho e cumprimento por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de Parnaíba o quesito incentivos que o poder publico deixou de cumpri-los.

Azul parou de receber incentivo do governo
Uma das principais razões que levaram a companhia a suspender a rota no litoral piauiense seria a não renovação do benefício em relação ao subsídio sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre o combustível QAV (querosene para aviação). A atual alíquota do ICMS é de 8,5% concedida pelo governo do Estado através do Decreto Nº 15.46, de 29 de novembro de 2013, autorizada pelo então governador Wilson Martins. Com a falta de renovação, volta a alíquota normal que é de 25%.

“É preciso renovar os incentivos e até ampliá-los, se for o caso. A Prefeitura Municipal também tem que contribuir com a Azul, inclusive dando mais conforto ao aeroporto de Parnaíba”, discursou Landim.

Por Luzia Paula / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...