domingo, 22 de novembro de 2015

Audiência pública traça metas para resolver o problema dos animais abandonados em Parnaíba


Em audiência pública realizada na manhã (20/11), na Câmara Municipal de Parnaíba, representantes políticos, entidades protetoras de animais e a sociedade em geral debateram sobre a problemática social envolvendo os animais abandonados na cidade.







O debate foi coordenado pelo vereador Carlson Pessoa, além da vereadora Fátima Carmino e do vereador Ricardo Veras, com o apoio de cuidadoras e protetoras de animais. Convidada especial para o evento, a vereadora de Teresina, Teresa Brito (PV), que na capital coordena vários projetos em defesa dos animais, mostrou exemplos de ações bem-sucedidas como a aprovação da lei que proíbe a entrada de circos com animais em Teresina.








Carlos Barros, coordenador da Secretaria de Saúde do Município, disse que até 2013 o Centro de Zoonoses fez o recolhimento de caninos e felinos nos mercados públicos. No entanto, a lei saiu de vigência e desde então a retirada deixou de ser feita. Em sua fala Carlson Pessoa disse que o objetivo da reunião não era encontrar culpados, mas sim buscar soluções capazes de solucionar essa problemática social. “Os animais são seres indefesos e a cada dia multiplica o número dos que são abandonados e que estão sofrendo em nossa cidade. Não podemos cruzar os braços”, ponderou o parlamentar.





Maria de Messias, protetora independente há mais de dois anos, falou na tribuna da grande dificuldade enfrentada diariamente para salvar os bichanos. Com recursos próprios ela alimenta diariamente 70 animais. “É muito triste a condição deles. Já resgatei até animais de grande porte das ruas, como jumentos. Não é fácil, pois além de comida, eles precisam também de vacinas, medicamentos e cuidados veterinários”, conta a cuidadora que conseguiu fazer convênio com algumas clínicas da cidade. Maria ainda apresentou na audiência um projeto intitulado Castra Móvel, que possibilitaria a castração das fêmeas de forma itinerante. 

ONG Corrente do Bem

Também presente no debate, a cuidadora Rilra Amália Rodrigues defendeu a castração como uma forma eficaz de evitar que mais animais fiquem expostos aos perigos das ruas. Assim como as demais entidades, a ONG enfrenta obstáculos diários para garantir o direito a vida dos bichinhos. “Entendemos que uma das principais formas de diminuir a superpopulação de animais abandonados em Parnaíba é a castração”, frisou. 


A vereadora Fátima Carmino defendeu a criação de parcerias entre os poderes públicos e a iniciativa privada como forma de enfrentar o problema. “É possível sim firmar parcerias e convênios para que as ONGs tenham a possibilidade de trabalhar em condições mais favoráveis. Precisamos cobrar dos nossos governantes”, disse.


De acordo com o vereador Ricardo Veras essa é uma forma de educar a população e trazer também para o serviço público a responsabilidade que todos devem ter sobre os animais. “Se temos animais soltos na rua, por exemplo, podemos diretamente sermos responsáveis por eventuais acidentes”, salientou. 


No final das exposições, o vereador Carlson Pessoa disse que será proposto no Legislativo Municipal uma lei semelhante a de Teresina, proibindo a entrada de circo com animais na cidade, além de uma lei que possibilite a castração da fêmea e a aquisição e manutenção de um Castra Móvel. O parlamentar enviará o documento ao Ministério Público.

Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...