terça-feira, 28 de outubro de 2014

A eleição, o preconceito aos nordestinos e a verdade verdadeira!

A confirmação da reeleição de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República gerou uma série de comentários contra nordestinos na web. Ela obteve a maior vantagem de sua votação aqui no Nordeste, onde conseguiu 71,69% contra 28,31% de Aécio, com uma diferença de 12,2 milhões de votos em seu favor.

Para muitos, esta maioria é atribuída, indubitavelmente, à pobreza e à manipulação dos programas de transferência de renda do governo federal. Coincidência ou não 22,6 milhões de nordestinos recebem o benefício do Bolsa Família. Principal “trunfo” na campanha de reeleição.

Assim repercutiu na imprensa nacional: eleitores da região onde se concentrou o maior número de votos da presidente petista foram chamados de "ignorantes", "trouxas", entre outras ofensas disparadas nas redes sociais. É sempre assim, quando o tema desmascara alguma trama, eles superficializam o debate.

Quem foi tratado com preconceito? Qual a razão? Primeiro precisamos entender o termo...
Preconceito é um "juízo"preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude“discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

Reproduzo aqui uma das postagens que circulou nas redes sociais:"Parabéns ao povo do Nordeste que vota no PT e depois vai pra SP governado pelo PSDB buscar uma vida melhor! Povo hipócrita!". Será que esta pessoa queria mesmo ofender os nordestinos ou destilou toda a sua indignação contra um sistema competente que mascara a política de assistência social sob a ideia de que está tirando as pessoas da miséria? E o que é pior, usa a condição de flagelo para manipular as consciências humanas ou não?

Você conhece alguém que teve que sair do nordeste em busca de oportunidade em São Paulo? Eu mesmo tenho tios, primos e amigos que, sem oportunidade no Piauí, tiveram que sair da terra natal.

Eu sou nordestino e amo minha terra, mas repudio com veemência o modus operandi desta organização que se perpetua no poder, usando métodos nada convencionais. Para justificar a manipulação dos programas sociais o PT conseguiu jogar ao grande público que tinha a candidatura que defende os pobres, enquanto o Aécio era o defensor dos ricos. Uma pena é que os pobres não conseguem enxergar que os petistas no poder não levam uma vida de pobre, muito pelo contrário!

O preconceito ao nordestino não vem de agora, nem dessa gente que se indignou com a maioria absurda que Dilma teve no nordeste. O preconceito é histórico, inclusive se ampliou desde que o PT assumiu em 2003. Lula condenava as bolsas de FHC, os carros pipas e tendo a oportunidade de mudar a política pública de trazer para o nordeste investimentos que melhorassem efetivamente a vida das pessoas, não fez! Nem ela Dilma. As grandes obras aqui instaladas foram desavergonhadamente superfaturadas!

Acredito que a motivação dos internautas, hoje acusados de preconceituosos, foi a mesma de Lula que, antes de ser presidente condenava a política assistencialista de FHC. Arrisco a dizer que não houve preconceito. Perguntem aqui mesmo aos nordestinos, àqueles que têm independência financeira e tiveram oportunidade de estudar o que eles acham da forma como o PT se portou nesta eleição? Será preconceito emitir opinião sobre a manipulação política que se faz com o Bolsa Família? É preconceito falar dos pobres que ingenuamente estão manipulados e condenados a permanecer na miséria a troco de esmolas?

Lula dizia que os programas que geraram o Bolsa Família levavam os assistidos à vagabundagem: “Acho que isso não contribui com as reformas estruturais que o Brasil precisa ter para que as pessoas possam viver condignamente, à custa do seu trabalho. Eu sempre disse que não há nada mais digno para um homem e para uma mulher do que levantar de manhã, trabalhar e, no final do mês ou no final da colheita, poder comer à custa do seu trabalho, à custa daquilo que produziu, à custa daquilo que plantou. Isso é o que dá dignidade. Isso é o que faz as pessoas andarem de cabeça erguida. Isso é o que faz as pessoas aprenderem a escolher melhor quem é seu candidato a vereador, a prefeito, a deputado, a senador, a governador, a presidente da República. Isso é o que motiva as pessoas a quererem aprender um pouco mais”.

A essência da questão passa longe das discussões postas pela imprensa. Colocar-se como vítima é a expertise do PT. Rapidamente, os “companheiros” trataram de capitalizar politicamente o “preconceito” ao povo nordestino. Da forma como foi divulgado mexe com as pessoas, toca no emocional. Sacanagem!

O PT em sua malandragem saiu logo em “defesa” dos nordestinos. Tenta jogar para a sociedade que os comentários eivados de indignação pela manobra maquiavélica com que os petistas conduziram os programas sociais aos mais humildes brasileiros são de fato preconceituosos. Vamos ver o que ela vai fazer pelo nordeste nos próximos 4 anos, além das esmolas que vem dando. Quem viver, verá!


Por Fernando Gomes, sociólogo, eleitor, cidadão e contribuinte parnaibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...