|
Vereador Carlson Pessoa, autor da proposta de audiência pública |
Na busca por uma solução viável para contornar a seca que afeta a Lagoa do Portinho, em Parnaíba, o vereador Carlson Pessoa (PSB) propôs a realização de audiência pública, que ocorreu no dia 21 de janeiro, com a presença de representantes de vários órgãos municipais, estaduais e federais, além de instituições da sociedade civil e estudantes.
A sessão alcançou repercussão estadual, através de cobertura da imprensa parnaibana e de veículos de comunicação de Teresina, e provocou um amplo debate sobre como cada ente público pode contribuir para salvar um dos pontos turísticos mais belos do Piauí e do Nordeste.
O principal objetivo do vereador Carlson Pessoa foi alcançado: fomentar a união de forças e ideias para buscar soluções viáveis para a lagoa parnaibana, que sofre durante anos com fatores naturais, como a estiagem, e com a intervenção humana, com o desvio de água para construção de barragens para criação de peixe e camarão.
|
O plenário Arimatea Carvalho na Câmara Municipal de Parnaíba ficou lotado |
Na audiência pública foi firmada a criação do Comitê Gestor para tratar das ações de revitalização da Lagoa do Portinho, que contará com a seguinte composição: vereador Carlson Pessoa, da Câmara Municipal de Parnaíba; secretário Estadual do Meio Ambiente, Ziza Carvalho; prefeita de Luís Correia, Adriane Prado; representantes do IBAMA, Francisco de Assis Araújo; do Ditalpi, engenheiro agrônomo Josenildo Lacerda; da Universidade Federal do Piauí, prof. Valdeci Galvão; chefe do meio ambiente da Codevasf, Fabiano Catão Dias; Semar-Prefeitura de Parnaíba, Carlos Eduardo; deputado eleito Hélio Carvalho, Assembleia Legislativa, e o engenheiro de pesca José da Fonseca Nogueira Filho.
|
|
O Comitê Gestor vai analisar todas as contribuições feitas participantes da audiência publica, incluindo as dos engenheiro de pesca José da Fonseca Nogueira Filho, que apresentou um estudo sobre o cálculo da demanda hídrica para abastecimento da Lagoa do Portinho, e do engenheiro agrônomo Josenildo Lacerda, que fez a sugestão de utilização de canais para levar a água do rio que abastece o distrito de irrigação Tabuleiros Litorâneos até o Portinho, como forma de encher a lagoa nos períodos mais críticos.
O ex-vereador Fernando Gomes elogiou Carlson Pessoa pela iniciativa de levar o caso ao Poder Legislativo, e sensibilizar os gestores sobre a urgente necessidade de medidas para impedir que o local deixe de existir.
Em contato com a população nas ruas, Carlson Pessoa percebeu a grande preocupação dos parnaibanos com o destino turístico, ao ser indagado diversas vezes sobre quais ações os órgãos públicos adotarão para resolver a problemática da seca. “Notei um sentimento de pertencimento nas pessoas, pois a Lagoa do Portinho faz parte de suas vidas, de boas lembranças de infância, quando suas belezas encantavam os visitantes. Era lá que muitos passavam as tardes de sábado e domingo, diante daquele cenário de filme. Hoje, vazia, ela causa tristeza a comerciantes, turistas e moradores. Tenho certeza que o Comitê Gestor vai encontrar uma saída para salvar a Lagoa do Portinho”, destacou.
Para o vereador do PSB, o primeiro passo, o de firmar compromisso para agir de forma concreta, já foi dado pelos gestores e por quem realmente se preocupa com o valioso patrimônio natural, que não é apenas nosso, mas de todos os piauienses. “Todos que estiveram presentes à audiência demonstraram vontade de colaborar, com ideias ou iniciativas que se somem aos nossos esforços para que a Lagoa do Portinho não desapareça. Mais uma vez o cidadão parnaibano legitima e reconhece o Poder Legislativo como espaço democrático que defende o interesse coletivo”, comentou Pessoa.
Por Ribamar Aragão