quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Audiência pública propõe parcerias de entes públicos para salvar Lagoa do Portinho‏


 Sessão buscou solução para grave problema de um dos pontos turísticos de Parnaíba ( Carlson Pessoa)

Com o objetivo de promover um amplo debate sobre a situação crítica da Lagoa do Portinho, o vereador Carlson Pessoa (PSB) propôs audiência pública que foi realizada na manhã desta quarta-feira, 21 de janeiro, na Câmara Municipal de Parnaíba.
Participaram da sessão os representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretarias de Turismo e Meio Ambiente de Parnaíba, Prefeituras de Luís Correia e Parnaíba, IBAMA, IHGGP, CODEVASF, empresários, estudantes e vereadores. A sessão contou com a cobertura de emissoras de TV de Parnaíba e Teresina, e de jornais, blogs e portais de notícias locais. 
 Carlson Pessoa exibiu vídeos e matérias divulgadas pela imprensa regional, denunciando o estado deplorável da Lagoa do Portinho, que se encontra praticamente seca por conta da grande estiagem dos últimos anos e da intervenção humana, para criação de peixe, camarão e barragens particulares.
Com tristeza em seu semblante, a comerciante Maria dos Anjos Rodrigues, conhecida Lili, que trabalhou durante muitos anos oferecendo passeios de banana boat a frequentadores da mais famosa das lagoas piauienses, anunciou que já havia encerrado suas atividades de trabalho, deixando de gerar emprego e renda para pessoas da comunidade. 
Proprietário de restaurante há quase 30 anos no Portinho, o empresário Aluísio Soares dos Santos também relata que seus mais da metade de seus clientes sumiram, e as vendas despencaram significativamente. “Não gosto nem de olhar para esse mar de terra em que se transformou nossa Lagoa do Portinho”, lamentou.
Em sua fala, o engenheiro agrônomo Josenildo Lacerda apontou uma das soluções para a lagoa, ao sugerir levar água do Rio Parnaíba até o local, através de um sistema de canais, que também serviria para ajudar moradores da comunidade.
O professor universitário Renato Santos externou sua preocupação com as famílias que sempre viveram da pesca, e que, forçadas a garantir sua sobrevivência, estariam migrando para outras áreas do município. “Além do turismo, devemos que pensar na comunidade, nas pessoas que há décadas moram lá. É preciso um comprometimento, de verdade, entre gestores públicos para que realmente haja uma mudança do cenário daquele lugar”, citou.
Os representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Romildo Mafra e Moura Fé, comentaram que a audiência foi oportuna para ouvir as sugestões de entidades públicas e da sociedade civil sobre como salvar a Lagoa do Portinho, e que todas as informações dadas pelos convidados foram valiosas para as próximas ações do órgão na região. 

Um relatório será feito com as contribuições de todos os participantes da sessão, para ser entregue aos gestores de órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal. O deputado estadual eleito, José Hélio de Carvalho Oliveira, se comprometeu a levar a situação da Lagoa do Portinho ao conhecimento da Assembleia Legislativa do Piauí. 
Para Carlson Pessoa, as audiências realizadas no Legislativo são uma poderosa ferramenta para a defesa do interesse público. “Através do diálogo conseguiremos dar resposta efetiva ao caso da Lagoa do Portinho. Momentos iguais a esses representam um avanço democrático, pois valorizam a participação de todos para a resolução dos problemas que afligem nossa Parnaíba. Não estamos só discutindo o problema da Lagoa do Portinho da Parnaíba, mas, de um dos mais conhecidos cartões-postais do turismo do Piauí. É de interesse de todos que esse patrimônio dos parnaibanos não desapareça. O Legislativo, mais uma vez, cumpre seu papel”, destacou.
Antes de encerrar a sessão, o vereador informou que, a pedido da população, fará um requerimento para a realização de audiência pública que vai tratar da situação dos cartórios em Parnaíba.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...