sexta-feira, 21 de março de 2014

Senador elogia escola do Piauí

A julgar pelo silêncio que fizeram em torno da reportagem especial do Fantástico sobre a Escola Augustinho Brandão, do município de Cocal dos Alves, os três senadores do Piauí pouco estão preocupados com a educação. A reportagem enaltecendo a escola piauiense só não passou em brancas nuvens porque o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-ministro da Educação, fez um pronunciamento destacando seu desempenho.
O senador por Brasília aproveitou o exemplo da escola de Cocal dos Alves e de outras do Tocantins para reforçar a sua luta em favor da federalização do ensino público. Segundo ele, este é o caminho para a qualidade da educação. Cristovam Buarque disse que muitas escolas públicas, apesar de ministrarem ensino de qualidade, não podem ser  multiplicadas porque as prefeituras não têm como arcar com os custos.
O senador citou como exemplo de sucesso no ensino cinco escolas públicas de Palmas, capital do Tocantins, e uma no Piauí, na cidade de Cocal dos Alves, apresentada pelo programa Fantástico, da TV Globo. A escola Augustinho Brandão, sublinhou, capacita alunos para ingressar em qualquer universidade de qualidade.
Cristovam Buarque disse que os exemplos de Palmas, apesar de positivos, deixam a prefeitura preocupada devido ao fato de o município estar no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Se esses custos ficassem a cargo da União, com a federalização do ensino, argumenta o senador, todas as escolas teriam condições de ministrar ensino de qualidade.
- Há muitas prefeituras hoje no Brasil que não podem pagar um salário minimamente decente. Mas nenhuma pode pagar um salário decente sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Como sempre fui um defensor da Lei de Responsabilidade Fiscal, só vejo uma maneira: usar recursos nacionais, com recursos federais. Se não for assim, a escola Augustinho Brandão não será repetida no estado do Piauí inteiro. 
O senador disse que ficou orgulhoso com o desempenho da escola piauiense, que se destacou em nível nacional mesmo ficando em um município pobre do Nordeste, no interior do Piauí. (Com informações da Agência Senado)
Por:Zózimo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...