quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia Mundial Sem Tabaco”, transcorre na quinta-feira, dia 31


 
         Ele lembra, sem esconder certo orgulho, que de todos os países do mundo, o Brasil é o líder em redução da percentagem de fumantes adultos, pois em 22 anos a população tabagista baixou de 34,8% para 15,1%. E para convencer os recalcitrantes a pararem de fumar, principalmente as mulheres, a SBC promoverá diversas atividades.
 
         O diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia explica que as doenças cardíacas matam 320 mil brasileiros a cada ano e esse número baixará sensivelmente se for possível eliminar o cigarro. O tabagismo é o principal fator de risco prevenível para doenças cardiovasculares, mas o problema não é só brasileiro, acrescenta, tanto que o ‘Dia Mundial sem Tabaco’ foi instituído pela Organização Mundial da Saúde – OMS e o tema deste ano do Ministério da Saúde é “Fumar faz mal pra você, faz mal pro planeta”. A ação internacional tem todo o apoio do Brasil, do Instituto Nacional do Câncer, pois entre nós está sendo mais difícil eliminar o cigarro na população mais pobre, justamente aquela que tem menos acesso aos programas de prevenção que reduzem os fatores de risco cardíaco, obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto.
 
         O fumo é considerado pela OMS como a terceira causa de mortes evitáveis no mundo e o problema é mais grave nos ambientes fechados, onde um único fumante faz com que a fumaça cancerígena e genotóxica afete vários não fumantes. O ar poluído por fumaça numa sala fechada chega a ter 3 vezes mais nicotina e 50 vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça inalada pelo fumante, depois que passa pelo filtro do cigarro.
 
         Pesquisas recentes indicam que fumantes passivos tem 30% mais possibilidade de ter câncer de pulmão do que quem não foi exposto ao fumo, além de maior propensão à asma, redução da capacidade respiratória e 24% a mais possibilidade de enfartar. O especialista cita estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o INCA, que indicou o número de fumantes passivos que morrem anualmente por causa da exposição à fumaça, 2.655 pessoas, sete pessoas a cada dia.
 
Para Carlos Alberto, “a recente lei federal que proibiu o fumo em ambientes fechados já poupa vidas, principalmente de quem trabalha em restaurantes, bares e boates onde no passado recente o fumo era liberado”.
 
 
Fonte: SIMEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...