quarta-feira, 23 de maio de 2012

Câmara Federal homenageia hoje escolas piauienses


Imagem: Ilustrativa
A Câmara Federal homenageará na manhã desta terça-feira, dia 22, em Sessão Solene, escolas piauienses que vem se destacando no ensino brasileiro. Dentre elas, estão duas escolas públicas da cidade de Cocal dos Alves, distante 262 km de Teresina: a Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, da rede municipal, e a Escola Estadual Augustinho Brandão.
A cidade, com pouco mais de 5 mil habitantes, começou a ser reconhecida por seu desempenho escolar em 2011, ano em que os alunos das duas escolas obtiveram 12 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática. Foram duas de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Na ocasião, os alunos foram homenageados pela presidenta Dilma Rouseff, juntamente com os outros vencedores, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A competição contou com 19,6 milhões de inscritos.
O professor de matemática dos alunos premiados, Antônio Cardoso do Amaral, também foi premiado. Na enquete on-line da Revista Alfa, o professor desbancou grandes personalidades brasileiras como Romário, Neymar, Luciano Huck e Anderson Silva, e ganhou o prêmio Homem do Ano 2011. Pela primeira vez o prêmio foi concedido a um professor. 
Outro trunfo da cidade foi a vitória do estudante Izael Francisco no quadro 'Soletrando 2011', do programa 'Caldeirão do Huck' (Rede Globo). O aluno faturou R$ 100 mil, destinado à sua formação educacional. Na época, Izael tinha 14 anos e cursava o 9° ano, antiga 8ª série, na Escola Teotônio Ferreira Brandão.
E as conquistas não param por aí. 70% da turma do 3° ano da Escola Augustinho Brandão, conseguiram aprovação no vestibular 2012 da Uespi (Universidade Estadual do Piauí). Em 2011, 100% da turma do 3° ano conseguiu aprovação no vestibular da UFPI (Universidade Federal do Piauí).
Para Brasília, estão embarcando além do professor Antônio Amaral, dez alunos de Cocal do Alves. "Esta homenagem é uma forma de incentivar e estimular ainda mais nossos alunos. A gente espera que essas conquistas se perpetuem em nossa cidade", avalia o professor. 
Na Sessão desta terça-feira, a Câmara Federal homenageia também outras escolas que se destacam no cenário educacional. São elas: Escola Meio Norte e Instituto Dom Barreto, em Teresina e Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Des. Pedro Sá, em Oeiras. A sessão foi proposta pelo deputado federal Júlio César (DEM-PI) e contará com a presença do governador Wilson Martins e do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Fonte: Tiago Costa/ Portal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...