A Sociedade Bois de Parnaíba é uma entidade onde estão filiados quase 20 grupos de bumba-meu-boi dos mais diversos bairros de Parnaíba. A entidade foi fundada em 2006 por alguns grupos e tinha como presidente na época o eterno culturista Benjamim Santos popularmente conhecido por ‘Bem Bem’.
A Sociedade de Bois é uma entidade sem fins lucrativos e ajuda na manutenção da cultura na cidade, não deixando morrer a cultura do ‘boi’ no município. Sem fontes de renda a entidade sobrevive de patrocínios do município. Grupos tradicionais dos folguedos parnaibanos tais como Novo Fazendinha, Brilho da Ilha, Rei da Boiada, Novo Lírio e outros grupos tanto adultos como mirins fazem parte da Sociedade.
O São João da Parnaíba organizado pela prefeitura de Parnaíba anualmente é marcado pelas belas apresentações dos grupos, porém este ano cerca de 80% dos grupos filiados a Sociedade de Bois de Parnaíba decidiram não participar do evento, alegando falta de estrutura financeira.
Segundo o presidente da entidade Batista Filho os presidentes dos grupos folclóricos são pessoas humildes na sua maioria ‘pobre’ e assim não existe condição para participarem do evento sem patrocínios, pois cada grupo adulto gasta em seu orçamento entre 30 a 35 mil reais enquanto na categoria mirim os gastos podem chegar até 15 mil reais.
“Pedimos desculpas as pessoas que ‘amam’ o bumba-meu-boi, mas vamos procurar nos estruturar e preparar, para que nos próximos anos possamos voltar e abrilhantar o São João” disse Batista Filho. Sem está estrutura financeira é impossível apresentar os ‘bois’ com a qualidade vista em anos anteriores argumentou o presidente da entidade.
Vale ressaltar que foram inscritos no São João da Parnaíba deste ano filiados a entidade os bois Flor do Lírio (adulto), Estrela Cadente e Estrela Mandacaru (Mirim), desta forma o público parnaibanos não verão os batalhões mais tradicionais da cidade, como Rei da Boiada e Boi Garantido do Bairro Catanduvas, Novo Ano, Brilho da Ilha e o Boi Novo Fazendinha da Ilha Grande Santa Isabel, Novo Lírio da Guarita e os conhecidíssimos bois do Seu Bandeira, Igaraçu e Precioso do Bairro Piauí.
Por Roberto William Sousa-Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.