quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vereador Ricardo Véras pede manutenção do Museu Náutico de Parnaíba

Vereador Ricardo Lima Véras
Requerimento de autoria do vereador Ricardo Véras (PTC), já aprovado pela Câmara Municipal, solicita o envio de correspondência ao Presidente da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), Scheyvan Lima, que também é do PTC, reivindicando que seja feita a recuperação e manutenção das instalações do Museu Náutico de Parnaíba, Casa da Cultura da Região Norte e Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas (Escritório Regional da FUNDAC), tendo em vista a situação de precariedade em que se encontram as referidas instalações.
“Fomos procurados pelos responsáveis pelo Museu Náutico e é preciso atender os pleitos da comunidade. Há temos sabemos que esses espaços precisam de reformas e não podemos negligenciar a importância do Porto das Barcas para o turismo. Que o Presidente da FUNDAC possa olhar com mais carinho para esses pontos da cidade”, disse Ricardo Véras na justificativa de seu requerimento.
Em aparte o vereador Reinaldo Filho (PP) lembrou ao colega o fato do Governo do Estado haver passado, há pouco tempo, a administração do Complexo Porto das Barcas à Associação Comercial de Parnaíba. E sugeriu que ele procurasse o presidente da ACP, empresário Luís Pessoa, para melhor se inteirar do assunto. O vereador Antônio Cardoso lembrou, por outro lado, que a restauração de todo o Complexo Cultural do Porto das Barcas foi incluído no PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, que deverá destinar a Parnaíba cerca de 39 milhões de reais para a recuperação de alguns pontos históricos da cidade.
                                    Complexo do Porto das Barcas
FUNDAC EM PARNAÍBA
Apesar de ser um órgão do Governo, cuja abrangência deveria ser estadual, a FUNDAC parece focar sua atuação apenas em Teresina. Pelo menos vinha sendo assim nas gestões das ex-presidentes Sônia Terra (época do governo Wellington Dias) e Bid Lima, no governo Wilson Martins. As duas eram petistas, de carteirinha.
Sônia Terra ainda foi responsável pela implantação de um Ponto de Cultura em Parnaíba, que funcionou no Porto das Barcas. Mas acabou. Era uma parceria com o Ministério da Cultura que contemplou vários municípios no Estado. Em toda a história desse Ponto de Cultura todo o recurso que entrou foram 5 mil reais, depositados na conta da Instituto histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), porque o PC não tinha C.N.P.J. Esse dinheiro sumiu da conta e nunca mais foi encontrado. Alguns cursos ainda foram ministrados pelo Ponto de Cultura, mas nada foi pra frente.
Depois, a outra petista Bid Lima, logo ao assumir a FUNDAC, veio a Parnaíba com a deputada estadual Juliana Moraes Sousa.  Reuniu-se com os artistas locais e fez várias promessas de apoio à categoria. Foi embora e nunca mais retornou. O atual presidente, Scheyvan Lima, ainda não deu as caras por Parnaíba.
 Blog do B.Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...