segunda-feira, 23 de junho de 2014

Governo implanta tecnologia que combate evasão nas escolas

Como forma de evitar a evasão escolar e elevar a qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) está implantando um programa de monitoramento em 105 escolas em todo o estado do Piauí. Mais de 44 mil estudantes ganharão código de barras nas carteiras de identificação estudantil.

A identificação com código de barras permitirá que se constate a falta do aluno na escola, comunicando automaticamente aos pais, através de mensagens em seus telefones celulares, que ele não está frequentando as aulas. O programa também será utilizado para comunicação de reuniões e informações sobre o comportamento do aluno dentro da escola.

“No caso de ausência desse estudante, os pais ficarão sabendo imediatamente para que possam tomar providências, seja avisando à escola em caso de falta justificada ou questionando do aluno o porquê da falta. Com esse sistema, não haverá mais pais ou responsáveis alheios ao que acontece na escola”, explica Alano Dourado, secretário de Estado da Educação, acrescentando que com a implantação do software as famílias dos estudantes irão auxiliar a Seduc na educação de seus filhos.

“Os pais serão os aliados da escola para que seus filhos tenham uma educação de qualidade. Eles serão avisados, através de SMS, quando seus filhos não estiverem na escola, sobre o desempenho escolar e o número de faltas”, diz o secretário Alano.

A estudante Isabela Miranda, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa, afirma que o software é bom porque auxilia os pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos.

“Existem muitos casos em que os alunos saem de casa dizendo que vêm pra escola e não entram. Agora os pais vão saber que não estão nas salas de aulas, que não chegaram à escola. Isso ajuda até a diminuir a violência porque vai evitar que esses jovens deixem de frequentar a escola para ficar à mercê das drogas, por exemplo”, acredita Isabela.

O sistema está em fase de implantação nas 105 escolas selecionadas para iniciar o projeto, com início efetivo no retorno às aulas do segundo semestre. As demais escolas da Rede devem receber o software ao longo do ano de 2014.

Confira a lista com as primeiras escolas a receberem o programa:
Nº MUNICÍPIO UNIDADE ESCOLAR
01 Parnaíba Cemti Pol. Lima Rebelo
02 Parnaíba Senador Chagas Rodrigues
03 Parnaíba José Euclides de Miranda
04 Parnaíba Colégio Estadual Lima Rebelo.

Por Martha Teixeira/Edição: parnaibanomundo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...