O Tribunal Superior Eleitoral - TSE - disponibilizou em seu site um simulador de urna eletrônica. Quem ainda tem dúvidas sobre como proceder na hora do voto, no dia 7 de outubro, pode acessar a página e fazer um teste com candidatos fictícios sugeridos.
A urna eletrônica é usada nas eleições brasileiras desde 1996. Com um teclado semelhante ao de uma calculadora e armazenamento de dados que permite divulgação rápida dos votos computados, o equipamento foi responsável por dar agilidade às apurações, que custavam dias e passaram a demorar poucas horas.
Nas eleições municipais, o eleitor vota em dois candidatos. O primeiro a vereador, com cinco dígitos. É preciso digitar o número e apertar na tecla verde para confirmar. Caso ocorra erro de digitação, aperte a tecla verde para corrigir.
Depois é a vez de votar para prefeito. São dois números. Caso o voto seja em branco, aperte a tecla branca. O voto será considerado nulo se um número inválido for digitado e confirmado.
Os números dos candidatos de todo o Piauí podem ser encontrados também no site do TSE, bem como as propostas, prestações de contas e outros dados.
Jornal da Parnaíba | Por Fábio Lima/Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.