quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DICLOFENACO O ANTI-INFLAMATÓRIO QUE PODE SER FATAL.


O uso indiscriminado de anti-inflamatório não normal (AINH) é responsável por um grave problema de saúde pública no nosso país e nos Estados Unidos da América.
Os graves efeitos colaterais por uso desse medicamento que vão da insuficiência renal aguda, hepatite e a sangramento gastrointestinal severo que podem levar à morte. Nos E.U.A são responsáveis por mais de 100.000 internamentos hospitalares/ano com mortalidade que varia de 5 a 10 % .
No Brasil, país campeão da auto-medicação, infelizmente, as estatísticas não são valorizadas e quando existem não são confiáveis, fica portanto difícil uma melhor análise. É comum o seu uso para qualquer sinal de dor desde amigdalite, cólica uterina, cólica intestinal, dengue ou pequenos traumatismos.
No caso da Dengue e da Amigdalite o seu uso é absolutamente contra indicado por ser ineficaz, sem sentido e o que é pior,principalmente, no caso da Dengue podendo levar à morte por insuficiência hepática, renal ou por sangramento gastrointestinal.
Os médicos e odontólogos devem restringir o uso desse medicamento a casos especiais principalmente para crianças e adultos a partir de 50 anos pois nesses pacientes os efeitos colaterais são mais graves. Em nossa opinião o seu uso deveria ser mediante restrita prescrição médica em bloco receituário especial.
Na Índia, devido a alguns costumes religiosos, onde é comum que os mortos sejam devorados pelos urubus o uso do diclofenaco por humanos e animais quase dizimou a população de urubus naquele país. Fato esse que fez com que aumentasse substancialmente o número de cães que por sua vez elevou os casos de raiva em humanos.A causa da morte desses urubus deu-se por insuficiência renal devido o diclofenaco.
A indústria farmacêutica, ávida por lucros, cala-se vergonhosamente e estimula a indicação dessas drogas por balconistas inescrupulosos aliados à falência do nosso sistema público cada vez mal administrado e corrupto.
O diclofenaco potássico ou sódico, de uso veterinário, por ser na maioria dos casos, letal aos animais, o seu uso é proibido na Índia e nos E.U.A. Desse mal, os animais, nesses países estão livres...
Eduardo Leite
gastroajuda@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...