terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sandy: A tempestade que está afetando Nova York


Nova York luta para voltar à normalidade após tempestade






Moradores observam carros empilhados em um estacionamento que foi alagado na parte sul de Manhattan, em Nova York. Foto: Reuters
Moradores observam carros empilhados em um estacionamento que foi alagado na parte sul de Manhattan, em Nova YorkFoto: Reuters
A região de Nova York luta nesta terça-feira para recuperar a normalidade após a "catástrofe" causada pela passagem da tempestade Sandy, que deixou um rastro de caos, destroços multimilionários e pelo menos 20 mortos.
©AFP/Getty Images / Allison Joyce
Ruas ficam às escuras durante a passagem da supertempestade
Ruas ficam às escuras em NY: em Manhattan, a parte mais atingida era ao sul da rua 40, a partir da qual dezenas de milhares de lares não tinham eletricidade
Nova York - Nova York despertou nesta terça-feira do pesadelo provocado pela passagem da supertempestade Sandy como uma cidade fantasma, com grande parte de Manhattan sem luz, os transportes públicos suspensos e várias de suas pontes e túneis fechados.

Sandy, que soprou com ventos de até 150 km/h na segunda-feira à noite quando atingiu a costa leste dos Estados Unidos, deixou um saldo provisório de dez mortos em Nova York, segundo o prefeito Michael Bloomberg.
O panorama em uma das cidades mais vibrantes do mundo era desolador no início desta manhã, com as ruas desertas, com exceção dos veículos da polícia garantindo a segurança, constatou a AFP.
Galhos e às vezes até árvores quase inteiras jaziam em ruas muito transitadas, como a Sexta Avenida, enquanto em áreas comerciais, como Union Square ou Grand Central, as lojas estavam fechadas.
Em Manhattan, a parte mais atingida era ao sul da rua 40, a partir da qual dezenas de milhares de lares não tinham eletricidade.
Na manhã desta terça-feira, dois milhões de clientes estavam às escuras em Nova York, indicou o departamento de Energia, que ressaltou que no país inteiro este número chegava a oito milhões.
O presidente do distrito de Manhattan, Scott Stringer, afirmou que era necessário restabelecer a eletricidade o quanto antes, mas admitiu que "tudo isto vai levar tempo". "Vão ser duas semanas muito longas", sustentou.

Andrew Kelly/Reuters
Policial de Nova York faz guarda na entrada do metro fechado no centro de Manhattan, ameaçado pela tempestade Sandy
Policial de Nova York faz guarda na entrada do metro fechado no centro de Manhattan, ameaçado pela tempestade Sandy
Nova York - A cidade de Nova York adiou o tradicional desfile de Halloween pela primeira vez em sua história devido aos efeitos devastadores da tempestade 'Sandy', enquanto a realização da maratona do próximo domingo ainda está em dúvida.

A organização do desfile informou nesta terça-feira através de seu site que esta decisão foi tomada conjuntamente pela Prefeitura da cidade e pela polícia com o objetivo de 'garantir a segurança' do público e dos participantes.
O prefeito da cidade, Michael Bloomberg, afirmou hoje em entrevista coletiva que previsivelmente a realização do desfile se transferirá para a próxima semana, mas não especificou a data exata.
Além disso, se dirigiu aos nova-iorquinos que amanhã decidam celebrar o Halloween para pedir-lhes que o façam 'com bom senso'.
Será a primeira vez nos 39 anos de história do desfile de Halloween do famoso bairro do Village que os nova-iorquinos não poderão desfrutar de um de seus eventos mais importantes no qual o público desfila com suas fantasias de terror pelas ruas da cidade, repletas de abóboras iluminadas, munidos de doces e guloseimas.
Também foi suspenso o desfile de Halloween que acontece todo ano na área de Jackson Heights, no bairro de Queens.
Por sua parte, os organizadores da Maratona de Nova York asseguraram que seguem adiante com os planos para a realização da corrida no próximo domingo, embora ainda não saibam se o evento estará livre do impacto de 'Sandy'.

Informações: Exameabril/Edição: Wagner Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...