A rouquidão é causada pelo turbilhonamento do ar na passagem pelas pregas ou "cordas" vocais (Laringe). Qualquer alteração nas pregas vocais ou seu endurecimento podem causar rouquidão.
A rouquidão, entre outras alterações da voz, pode ser provocada pelo uso inadequado da voz.
Técnicas incorretas podem provocar agressões às pregas vocais e aos seus músculos, surgindo a sensação de "fadiga vocal".
A respiração tem também grande importância para a voz. Uma má técnica respiratória pode gerar rouquidão, associada ou não a outros sintomas, tais como dor e cansaço vocal.
As alterações posturais podem também condicionar alterações vocais, como sucede quando utilizamos o telefone apoiado no ombro. A contração dos músculos do pescoço e da laringe vai alterar a qualidade da voz falada.
Algumas alterações da voz são devidas a doenças que se não forem diagnosticadas a tempo poderão originar situações mais graves. As principais são:
- Laringite
- Nódulos (calos)
- Pólipos
- Papiloma
- Refluxo
- Edema de Reinke
- Paralisia
- Câncer da Laringe
Se notar uma alteração da voz que se torne persistente, principalmente em pacientes que fumem e/ou ingerem bebida alcoólica (ex: rouquidão ou voz áspera), deve consultar o seu Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço para excluir a possibilidade de um câncer de laringe.
clinicadrdilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.