imagens: proparnaiba.com
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado nesta quinta (14), segundo os técnicos do HEMOPI, a data serve para lembrar a população da necessidade de salvar vidas com um simples gesto da doação de sangue, destaque ainda para a bela ação desenvolvida pelos doadores voluntários.
No Piauí a capital Teresina teve uma vasta programação, Já em Parnaíba a comemoração foi mais singela, pois falta funcionar o Núcleo de Educação em Saúde, porem várias pessoas se solidarizaram com a data e vieram dar sua contribuição. Raimundo Nonato diz que o melhor é “fazem o bem sem olhar a quem”.
Durante toda semana além do lanche está sendo oferecido aos doadores frutas e uma camisa em comemoração a data. Para quem deseja doar sangue é preciso ter entre 18 e 60 anos, estar saudável e não ter tido hepatite antes dos 11 anos. No dia da doação, 12 horas antes não é permitida a ingestão de bebida alcoólica. É importante ainda estar bem alimentado. Os adolescentes de 16 e 17 anos podem doar na companhia dos pais. Já, aos maiores de 60 anos, deve ter doado, ao menos, uma vez antes de completar 60 anos. Clicio Roberto já doador desde 1997, para ele que trabalha na área de saúde não há nada mais importante do que salvar vidas.
Com informações do pro parnaíba /Edição: Wagner Roberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.