Os municípios de Colônia do Gurguéia e Giubués, no estado do Piauí foram selecionados para gravação.
Depois de 14 dias de oficinas intensivas de audiovisual, no Rio de Janeiro, os 40 moradores de cidades pequenas com até 20 mil habitantes, selecionados pela quarta edição do Concurso de Histórias do Revelando os Brasis, voltaram para casa para gravação dos vídeos digitais com até 15 minutos de duração.
O projeto reúne moradores de diferentes partes do país, dentre os quais, dois selecionados dos municípios de Colônia do Gurguéia e Giubués, no estado do Piauí.
Com o acompanhamento de profissionais das áreas de cinema e comunicação, os selecionados estudaram temas como roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, som, edição/finalização, pesquisa, mobilização, direitos autorais e comunicação colaborativa. As aulas foram realizadas de 04 a 17 de outubro nas Casas Casadas da Riofilme, no Rio de Janeiro.
Para a realização dos vídeos, os diretores contarão com o apoio de uma produtora regional que providenciará os equipamentos de câmera e de som digitais, com todas as despesas custeadas pelo projeto. No Piauí, o Revelando os Brasis IV realizará duas produções: "O Sonho de Manoel Messias", de Rafael Pereira da Rocha, de Colônia do Gurguéia; e "O Tempo é a História", de Allan Aquino, de Giubués.
Exibição
Após a gravação, edição e finalização, as obras serão apresentadas em espaços abertos e gratuitos durante o Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis. O projeto prevê ainda a exibição dos vídeos em um programa de TV veiculado pelo Canal Futura, além do lançamento dos filmes em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.
O Revelando os Brasis faz parte de um conjunto de ações para democratizar o acesso aos meios de produção audiovisual, possibilitando aos moradores dos pequenos municípios contar suas próprias histórias por meio do vídeo. A iniciativa é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do País e revela novos olhares sobre o Brasil.
A realização é do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e a parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O projeto conta também com a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil e da Riofilme.
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.