quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vara do Trabalho de Parnaíba já opera com processo virtual



Além de Parnaíba, São Raimundo Nonato também recebeu a modernização.

As Varas do Trabalho de Parnaíba e de São Raimundo Nonato começaram a trabalhar com o processo virtual. O sistema põe fim ao processo físico e traz benefícios para advogados, magistrados, servidores e sociedade.

Com modernização em mais estas duas cidades o sistema está em funcionamento em 80% da Justiça do Trabalho do Piauí.

Todos as novas ações ajuizadas nas quatro Varas do Trabalho de Teresina, nas Varas de Piripiri, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Parnaíba, na segunda instância do TRT/PI são virtuais. O TST também só aceita os recursos enviados virtualmente.

A previsão é que as Varas de Corrente, de Oeiras e o Posto Avançado de Bom Jesus implantem o processo virtual até o final deste ano. Mais de 10 mil processos já tramitam virtualmente no TRT/PI. Isso representa mais de 25% do total de processos em análise no Tribunal . O processo virtual foi implantado no dia 7 de junho de 2010.

Na Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato o processo virtual iniciou no início de novembro e já possui mais de 100 processos virtualizados.

A partir desta quinta-feira (18) serão realizadas as primeiras audiências com o novo sistema. “No geral os servidores estão gostando da implantação do programa, até porque à medida que o servidor vai virtualizando o processo, vai tomando conhecimento que é bem melhor para manuseá-lo”, afirma o diretor da Vara, Raimundo Nonato de Oliveira Júnior.

Na Vara do Trabalho de Parnaíba o novo sistema foi implantado no começo do mês de outubro. Todos os processos ajuizados desde então já são virtuais e os antigos estão sendo incluídos no programa. Atualmente a Vara já possui mais 213 processos virtuais. “Estamos aprendendo a manusear o processo virtual, mas todos estão confiantes que esta ferramenta veio para agilizar o trabalho”, frisa o diretor da Vara, Carlos Nogueira.

O sistema de processo virtual do TRT/PI deve acabar com os processos de papel e promete ser uma revolução nos procedimentos judiciais. A nova proposta garante mais velocidade, praticidade e comodidade na tramitação dos processos trabalhistas. Todo o sistema passa a ser operacionalizado via internet.

Com isso a expectativa é de uma grande economia de papel, clipes, tinta de impressora, além de economia do tempo de trabalho de pessoal e fim de grande parte dos trabalhos braçais, referentes ao deslocamento dos processos físicos.

Edição e foto: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...