terça-feira, 24 de maio de 2016

Alan Bicudo toma carro de assalto e provoca acidentes durante à fuga

A Secretaria de Justiça do Piauí já registrou 60 tentativas de fuga do sistema prisional do Estado de janeiro a abril de 2016. O dado foi divulgado hoje (23) pela Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (DIPE). A últimas duas tentativas ocorreram neste final de semana, sendo uma na Unidade de Apoio Prisional de Altos, uma na Penitenciária Mista de Parnaíba, e outra na Casa de Custódia de Teresina, em que 30 presos cavaram túnel para tentar chegar à parte externa do presídio.
As tentativas de fuga são consequência direta, dentre outros, da superlotação do sistema prisional piauiense. 62% dos detentos que compõem a população carcerária do Estado estão sem julgamento, o que coloca o Piauí como o segundo do país em número de presos provisórios. Segundo a Secretaria de Justiça, as casas de detenção piauienses têm cerca de 2 mil pessoas acima de sua capacidade de lotação. Hoje, os presídios do Estado possuem mais de 4.100 presos, distribuídos entre 15 unidades penais, cuja capacidade, somada, é de apenas 2.230 vagas.

Foto: Assis Fernandes/O Dia
O diretor da DIPE, tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, comenta a situação: “Nossa função é manter o preso custodiado e, apesar do elevado números de pessoas privadas de liberdade nos presídios, temos conseguido evitar maiores transtornos”, afirma. Sobre a quantidade de presos provisórios, a Sejus defende a criação de uma força tarefa envolvendo órgãos da Justiça, para que seja resolvida a questão.
A Secretaria de Justiça destaca, ainda, a construção de uma nova penitenciária em Campo Maior, com capacidade de 140 vagas, além da construção da Cadeia Pública de Altos. Esta última obra deve se iniciar no próximo semestre e abrirá 600 novas vagas no sistema prisional do Estado, ajudando, a minimizar o problema da superlotação.
Foragidos recapturados
Dois presos que haviam fugido da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, foram recapturados neste final de semana. Trata-se de Jonas Barreto dos Santos e Emanoel Francisco do Nascimento Cruz. Os presos haviam fugido, respectivamente, em janeiro e abril deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...