terça-feira, 21 de julho de 2015

Vereador Carlson Pessoa busca apoio em Teresina para trazer o CFO da APMPI de volta a Parnaíba

Semana passada o vereador Carlson Pessoa (PSB), esteve em Teresina onde tratou de diversos assuntos de interesse da cidade de Parnaíba, entre eles, a situação da Academia Militar de Polícia do Piauí que está funcionando de forma irregular na capital. O parlamentar deixou um ofício nos gabinetes dos deputados estaduais Dr. Hélio Carvalho (PTC), Juliana Moraes Sousa (PMDB) e José Hamilton Castelo Branco (PTB), onde ele solicita o apoio político dos gestores para que a Academia retorne para Parnaíba, juntamente com o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

De acordo com o vereador, a sua assessoria jurídica, por meio do advogado Daniel Nogueira, está elaborando um documento para ser entregue a Justiça comprovando que a instituição foi retirada do litoral de forma irregular e que Parnaíba dispõe de todas as condições necessárias para a realização do CFO. Já em Teresina, os futuros oficiais estariam estudando em uma situação completamente desfavorável.
“A Academia Militar de Polícia não tem a mínima condição de ficar em Teresina. Os alunos não têm nem onde dormir, falta estrutura”, argumenta Carlson Pessoa.

Academia de Polícia Militar de Parnaíba
A Academia Militar de Polícia do Piauí foi implantada em Parnaíba em 2000, por meio do Decreto Governamental n° 10.263, datado do dia 2 de março do mesmo ano. A primeira turma era composta por 44 alunos, sendo que no ano seguinte foram acrescidos 43 estudantes e assim sucessivamente. Em 2009 já totalizavam 209 oficiais formados oriundos de várias cidades do Piauí e de outros Estados.



Em 2007 o Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE/PI) aprovou o reconhecimento do Curso Superior de Formação de Oficiais da PMPI em Parnaíba, com titulação de Bacharel em Segurança Militar. Estudiosos no assunto defendem a permanência da entidade em Parnaíba por entender que, entre outros fatores, há melhores condições de estudo em relação a concentração e demais atividades escolares para os oficiais no interior do que na capital.
No Brasil a maioria das unidades militares mais importantes estão instaladas no interior, como a Academia das Agulhas Negras, em Resende-RJ, Academia da Força Aérea, em Pirassununga-SP, Escola de Sargento das Armas, em Três Corações-MG e Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-SP, entre outras.
Com o encerramento das atividades militares em Parnaíba, tanto os oficiais como o próprio curso de CFO saíram prejudicados. Os parnaibanos também lamentam o fato e afirmam que a sensação de segurança na cidade era bem maior quando a Academia estava ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...