Durante o feriado do Carnaval, os foliões costumam exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, comidas industrializadas e com grande teor de gordura. Para orientar àqueles que irão curtir a Festa de Momo, a nutricionista da Gerência de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Márcia Santana, destaca que é necessário ter cuidado com o preparo e transporte dos alimentos, desde a compra ao consumo, além de muita hidratação.
Por que temos tantos relatos de pessoas que passam mal durante os dias de Carnaval?
Uma série de fatores. Em especial, a falta de preparo das pessoas antes de irem curtir os festejos, ou seja, fazer uma organização prévia de tudo que vai precisar durante esses cinco dias. E os alimentos são cruciais nesse processo. É preciso saber o que será consumido e como esses alimentos serão armazenados e preparados.
Não seria mais prático comprar os alimentos prontos e levá-los ao local da folia?
Em geral, não! Nesta época, o ideal é evitar os alimentos industrializados e, se for consumi-los, ter muito cuidado com o transporte e armazenamento desses alimentos, além de ter cuidados especiais: sempre olhar a validade, o ambiente onde ele está armazenado, higiene, entre outros.
E quais seriam esses cuidados?
Como disse, o primeiro é olhar a validade dos alimentos. Depois, observar se ele está em temperatura de armazenamento adequada. Nas embalagens e nos freezers dos supermercados isso deve ser indicado.
Mas como a senhora disse, os alimentos industrializados não são indicados. Existem restrições específicas?
Não. É uma ilusão tentar proibir as pessoas de consumirem esse tipo de alimento. O ideal é evitá-los. Mas se for consumir tome os cuidados acima e dê preferência aos alimentos preparados na hora. Os industrializados têm sido causadores de doenças crônicas à população, pelo alto teor de gordura, de sódio, e de açúcar. Dê preferência aos velhos hábitos.
E na hora do armazenamento em casa ou no local da folia. Há recomendações?
E muitas. Nunca tirar um alimento do freezer e deixá-lo em baixa temperatura. Deve-se logo armazenar em temperatura adequada, inclusive, se for transportá-lo para outro local. No carro, por exemplo, deve-se armazenar em ambientes térmicos e, chegando ao destino, congelá-lo da mesma forma.
Fonte: http://primeiraedicao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.