terça-feira, 22 de julho de 2014

Você conhece a Parnaíba em que mora? - Parte 1


Dando início a nossa série de 5 reportagens sobre a Parnaíba que não aparece na mídia do Governo Municipal, iremos retratar um pouco, de como está sendo tratado o esporte em nossa cidade.


Recentemente a Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da lei nº 2.909/2014 alterou o nome do Estádio Municipal Mão Santa, conhecido popularmente como “Piscinão do Tubarão”, para Estádio Municipal Pedro Alelaf. Este simples fato já mostra o quão irresponsavelmente está sendo cuidado nosso esporte e nossos atletas.

Lixo acumulando no entorno do estádio. Foto: Bruno Santana

O Estádio Municipal (hoje) Pedro Alelaf, encontra-se em total estado de abandono, suas calçadas estão entregues ao lixo, sua entrada principal serve de banheiro público a céu aberto. A reportagem do Tribuna de Parnaíba.com esteve hoje pela manhã de hoje (21/07) em frente ao estádio e, mal conseguia ficar no portão de entrada, tamanho o fedor causado por fezes humanas, que ali se encontravam. Os portões estão sendo lenta e progressivamente consumidos pelo ferrugem, sem manutenção adequada o estádio perece e reflete o aspecto de abandono no qual está o esporte em Parnaíba.

Fezes e urina, são os recepcionistas do portão principal do Estádio Municipal. Foto: Bruno Santana

Portão de acesso em estado de decomposição por ferrugem. Foto: Bruno Santana

Seguindo na Avenida São Sebastião, uma das principais avenidas de nossa cidade e rota obrigatória dos amantes das caminhadas matinais e noturnas, podemos observar que “todas” as grades de proteção das quadras estão rasgadas. São metros e metros de grades de aço completamente destruídas, sem manutenção. Algumas delas danificadas por acidentes automobilísticos, outras destruídas pelos próprios usuários das praças. Não há conhecimento, que a Superintendência de Esportes da Prefeitura Municipal de Parnaíba esteja fazendo um levantamento dos pontos públicos de esporte. São dezenas de praças com quadras sem manutenção, sem o devido olhar do poder público municipal.

Grades de proteção rasgadas. Foto: Bruno Santana

Grades de proteção rasgadas. Foto: Bruno Santana

Grades de proteção rasgadas. Foto: Bruno Santana

Hastes que seguram as grades, quebradas. Foto: Bruno Santana

Enquanto isso, a Prefeitura Municipal de Parnaíba, juntamente com o Governo Federal (ambos administrados por governantes petistas) despejam R$ 1.448.307,73 (Um milhão, quatrocentos e quarenta e oito mil, trezentos e sete reais e setenta e três centavos) na “construção” de um Centro de Artes e Esportes Unificados, obra esta iniciada em 3 de maio de 2013, com data prevista para término em 3 de outubro de 2013, e que NUNCA foi terminada, aliás segundo informações de moradores do entorno da obra, a mesma encontra-se a mais de 6 meses parada.

Obra em parceria com os dois governos petistas, paradas. Foto: Bruno Santana

Obra em parceria com os dois governos petistas, paradas. Foto: Bruno Santana

Obra em parceria com os dois governos petistas, paradas. Foto: Bruno Santana

Obra em parceria com os dois governos petistas, paradas. Foto: Bruno Santana

Espaços que até uma década atrás eram destinados à prática esportiva por crianças da região, hoje foram transformados em lanchonetes e pizzarias.

Espaço muito utilizado por crianças para a prática de futebol, hoje lanchonetes. Foto: Bruno Santana

O projeto “Navegar” reconhecido a nível nacional pela Marinha do Brasil, foi misteriosamente exterminado, mais de 30 embarcações para prática de vela, canoagem e remo, além de equipamentos de uso individual, eram utilizadas no projeto, onde as atividades eram realizadas na Lagoa do Portinho, sumiram. O último lugar conhecido dos equipamentos era o Ginásio Poliesportivo Comendador Pedro Alelaf, no Bairro Catanduvas, e então SUMIU.

Último endereço conhecido dos equipamentos do projeto "Navegar". Foto: Bruno Santana




Grades de proteção da Praça do Ipase. Foto: Bruno Santana

Quadra utilizada para volei e futsal. Foto: Bruno Santana

Quadra do Ipase, sem grade de proteção. Foto: Bruno Santana

O esporte é essencial para uma qualidade de vida, assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos. O movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano, para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo. Os esportes coletivos e/ou individuais auxiliam na formação de conceitos básicos de cidadania, nos aspectos afetivos, sociais e culturais. Tratar o esporte com o total desprezo que atual gestão municipal está tratando é no mínimo irresponsável, pois está podando os sonhos e futuros de milhares de crianças. Não oferecer a oportunidade de desenvolvimento esportivo para crianças e adolescentes, é abrir uma brecha larguíssima para que o mundo das drogas e dos crimes os absorva.

Sem apoio da Superintendência Municipal de Esporte, os próprios skatistas resolveram reformar o espaço utilizado por eles para a prática do esporte.

É justo o cidadão que paga impostos ainda ter que pagar do próprio bolso para reformar um espaço público?




Por Bruno Santana/EDIÇÃO DE Wagner Roberto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...