segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Divulgação de dados sobre o Turismo em Parnaíba



Pesquisada realizada pelo SEBRAE, em parceria com a então Secretaria de Turismo de Parnaíba e Secretaria de Turismo do Estado, constataram que o maior fluxo de turistas que vem para o litoral é de procedência do próprio Nordeste, com aproximadamente 82% de movimentação interestadual dos estados da região. Outros fluxos advêm das regiões Sudeste (5,3%), Centro Oeste (9,3%), Norte (3,4%) e Sul (0,4%).
Fotografia de Gilmara Rabelo
Segundo ainda a pesquisa, atualmente Parnaíba mantém uma média aproximada de 1.700 leitos, distribuídos em mais de 30 hotéis e pousadas; tendo, portanto, a maior estrutura hoteleira da região litorânea do estado.

No que tange o turismo praticado pelos parnaibanos em capitais brasileiras, o destino maior recai sobre Teresina, seguida de Fortaleza e, posteriormente, São Luís; com preferências de viagem nas sextas-feiras.

Para o estudo, formulado e tabelado pelos turismólogos Francisco Correia e Ermínia Macedo: “Atualmente, a conjuntura econômica configura-se favorável no município de Parnaíba. Segundo as revistas VEJA (2010) e Exame (2012), Parnaíba está entre os 20 municípios do interior [sic] do país com maior crescimento da economia. 

Cerca de 13.000 mil acadêmicos estão distribuídos no Instituto Federal (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual (UESPI) e faculdades privadas, gerando uma grande demanda de estudantes de outros Estados que passam a residir na cidade. A partir de 2013, estarão funcionando os Cursos de Medicina da UFPI, UESPI e de uma faculdade privada do Tocantins, que já constrói seu campus na cidade. Ressalta-se ainda que dois grandes shopping centers serão inaugurados até o final de 2013, possibilitando mais opões de lazer e geração de emprego e renda”.

Recentemente, o portal G1, da Rede Clube, afiliada da Rede Globo, divulgou outro dado preliminar sobre Parnaíba, que diz respeito tanto à sua estrutura econômica, política e turística: “Parnaíba no Piauí é a cidade com maior crescimento do Brasil”, cuja reportagem discorre sobre o seguinte aspecto: “O município registrou índice de crescimento de 229% no ano passado [2012]. O comércio e a prestação de serviços são os maiores responsáveis”.
Superintendência de Turismo e Esporte de Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...