quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Papa Bento 16 diz ter consciência da gravidade e inovação de sua renúncia


Bento 16 Foto: Divulgação
Em seu último sermão como papa, Bento 16 reiterou nesta quarta-feira (27) que está fraco e que renunciou pelo bem da Igreja. Sob aplausos da multidão na praça São Pedro, o papa voltou a justificar a sua decisão, afirmando que, nos últimos anos, sentiu as suas forças diminuírem. Ele disse ainda que tem “plena consciência da gravidade e inovação” da sua atitude, mas que era preciso “ter a coragem de fazer escolhas sofridas”.
No discurso de despedida, o pontífice agradeceu aos seus colaboradores mais próximos, entre eles o seu secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e ressaltou que nunca se sentiu só na condução da Igreja. “Nunca me senti sozinho ao levar a alegria e o peso do ministério petrino.” Bento 16 citou ainda as manifestações de carinho que recebeu de inúmeros fiéis ao redor do mundo desde que anunciou a sua renúncia: “O papa nunca está sozinho”.
Joseph Ratzinger chegou a dizer que o pontificado é um peso muito grande, mas que não abandonará a cruz e permanecerá “de uma maneira nova perto do Senhor crucificado”. Ao longo dos cerca de oito anos do seu papado, ele afirmou ter vivido momentos de alegria e momentos difíceis.
“O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir”, disse.
Logo no início da cerimônia de hoje, ele agradeceu a presença em massa de fiéis na praça em frente à Basílica de São Pedro e acrescentou que “vê a Igreja viva”. O pontífice deixa oficialmente o comando da Igreja Católica amanhã. “Neste momento, abraço toda a Igreja espalhada pelo mundo.”
A expectativa era que mais de 50 mil fiéis fossem até a praça, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, mas estimativas iniciais apontam para a presença de 100 mil pessoas no local.
O tradicional “beija mão”, em que o papa é cumprimentado, foi suspenso devido à quantidade de presentes. Antes e depois da audiência, porém, o papa percorreu a praça no seu papamóvel para fazer um cumprimento geral. No meio do caminho, fez paradas para beijar algumas crianças.
Após a audiência pública, o papa deverá receber as autoridades presentes na Sala Clementina do Palácio do Vaticano.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

1° Festival de Sanfoneiros Mestre Zuca da Pé de Bode reuniu vários artistas do litoral Piauiense

 O 1° Festival de Sanfoneiros Mestre Zuca   O evento reuniu os melhores músicos e sanfoneiros de diversas regiões do litoral piauiense e da ...