sexta-feira, 30 de março de 2012

Programa do SENAI elogiado por auditores da União Européia


A central de Cooperativas Apícolas do Semi Árido Brasileiro (Casa Apis), localizada na cidade de Picos, no sul do Piauí, recebeu declaração de conformidade em auditoria realizada por representantes da União Européia. A Casa Apis é uma das empresas que vêm sendo atendida pelo Programa Alimentos Seguros (PAS), desenvolvido pelo SENAI, através do Centro de Tecnologia em Alimentos, e parceiros do Sistema ‘S’.

De acordo com o coordenador do PAS, Paulo Pires, a Casa Apis foi auditada na última terça-feira (27) e o resultado foi positivo, principalmente com relação à infraestrutura da empresa com destaque para o trabalho desenvolvido pelo PAS, através da metodologia PAS/ Mel.

Segundo Paulo Pires, os auditores enalteceram a rastreabilidade dos produtos da Casa Apis, desde os Apiários passando pelas Unidades de Extração de Produtos das Abelhas (casas de mel) até o entreposto. “Estamos satisfeitos, pois tudo isso é fruto dos trabalhos de Consultoria e Treinamento realizados pelo PAS junto à empresa.

Os auditores elogiaram o Programa Alimentos Seguros, enfatizando que na Europa farão referências ao grande trabalho desenvolvido pela Casa Apis e a metodologia do PAS, através dos resultados vistos aqui no Piauí. “Estamos colhendo os frutos de um projeto realizado com muita seriedade e responsabilidade por toda equipe envolvida”, enfatizou Paulo Pires, agradecendo o apoio dos consultores, multiplicadores e das instituições parceiras do programa.

Paulo Pires lembrou ainda que no final de 2011 foram liberadas pelo Ministério da Agricultura várias Casas de Mel vinculadas a Casa Apis e a Comapi recebendo o Estabelecimento Relacionado (ER), para exportar o produto para União Européia.

“Mais de 50% destes estabelecimentos liberados estão no Piauí e são atendidos pelo PAS na implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Sistema APPCC (Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)”, pontificou o coordenador. Paralelamente à auditoria, o SENAI certificou apicultores e colaboradores da Casa Apis que participaram dos treinamentos, com direito ao registro dos auditores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...