terça-feira, 27 de março de 2012

Campus Parnaíba realiza Curso de Montagem Entomológica de Abelhas


Nos dias 19, 21 e 23 de março, os alunos do curso de Licenciatura Plena em Química do campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí participaram de um minicurso de montagem entomológica.
Durante as atividades os alunos apreenderam metodologias de coleta e montagens entomológicas e montaram os espécimes coletados até o momento no projetoLEVANTAMENTO DE ABELHAS EUGLOSSINI NUMA ÁREA DENTRO DA APA DO DELTA DO PARNAÍBA, PI, BRASIL (PROAGRUPAR/2011).
Os alunos participantes também foram preparados para participar como colaboradores do projeto de doutorado “A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA SOBRE A POPULAÇÃO DE ABELHAS EUGLOSSINI E O USO DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL NO LEVANTAMENTO DESSA FAMÍLIA NUMA ÁREA DENTRO DA APA DO DELTA DO PARNAÍBA, PI, BRASIL”.
O curso contou ainda com a presença de alunos do curso de Bacharelado em Agronomia da UESPI, que juntamente com o professor/orientador do projeto, Benedito Gledson de Araújo Oliveira, Professor de Biologia do Campus Parnaíba/Doutorando-UNESP/SP, monitoraram e instruíram os alunos.
As abelhas Euglossine são indicadas como espécies-chave na conservação de várias famílias de plantas (principalmente de orquídeas), isto por sua função ecológica de polinização, que muitas vezes é exclusivo de alguns destes indivíduos. Este evento só foi possível graças aos investimentos realizados no campus, que adquiriu um laboratório de Química para atividades científicas com os alunos de graduação.

Autor: Assessoria de Comunicação do IFPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...