segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O papel do cidadão e a administração de papel!


Fernando Gomes
Conheci há seis anos um garoto muito inteligente e saudável. Na época ele tinha dez anos. Ele ainda mora na mesma casa, num bairro pobre da nossa Parnaíba. A surpresa que tive ao reencontrá-lo outro dia é que aos 16 anos estava entregue ao crack e o que é pior, usado como instrumento das gangues na rede de distribuição das drogas. Lembrei que ele brincou com meu filho da sua mesma idade. Causou-me um tremendo mal estar vê aquele jovem sem perspectiva nenhuma e ao mesmo tempo vi nele a imagem do meu filho que se prepara para ingressar numa faculdade. O que os separa? Qual a responsabilidade que temos sobre isso? Qual o papel do poder público no que tange à responsabilidade em permitir um futuro melhor aos nossos jovens? O que está sendo feito na repressão do tráfico de drogas? Em nível local qual a política pública para o enfrentamento das drogas? Há apoio para o tratamento de dependentes químicos?

Partindo deste caso real quero refletir sobre o nosso papel enquanto cidadãos e dos agentes públicos. Qual é o projeto político que está em curso em Parnaíba? Com a nossa ação ou omissão, qual o tecido social que estamos montando? O que ainda pode ser feito?

A atual administração conduzida pelo jovem Florentino Neto (PT) parece desnorteada ou não? Será que a estratégia de poder é mais importante que a vida das pessoas? Estarão certos eles que conduzem uma gestão medíocre, porém ancorada na máxima de que o “povo” tem memória curta e se deixa levar pelas pequenas e falsas vantagens apresentadas nas vésperas de um pleito eleitoral?

Eles não se deram conta, nem nós, mas não é só a corrupção que se assola no meio apodrecido da política, ao fim, o prejuízo maior está na falta de esperança que se está perdendo. O povo não tem mais em quem acreditar, em quem confiar. Por isso, a irresponsabilidade, a falta de compromisso e o desleixo da ação pública transformaram, em boa medida, a classe política na mais desacreditada de toda a sociedade.

Olhando como olhamos para a política depois que se revelaram as primeiras sujeiras da Operação “Lava Jato” fica difícil confiar se os processos eleitorais são legítimos de fato. O dinheiro faz toda a diferença! Fez em 2012? E em 2014? Fará em 2016?

Mal saímos de uma eleição e já assistimos as articulações para o pleito de 2016. Quando se fala em sucessão municipal muitos dizem que dificilmente se “toma” o poder do atual prefeito, afinal ele tem a “máquina” que se soma ao governo do estado a partir de janeiro de 2015 e de quebra o governo federal. Como enfrentar toda essa estrutura? Este é o principal argumento pautado nas mais diversificadas rodas que trata do assunto, independente do nível social ou econômico dos participantes.

Não se questiona porque não se desenvolvem políticas sociais mais justas que permitam as pessoas produzirem e ganharem o seu próprio pão com o esforço e o suor do seu rosto? Qual a razão de tantas obras inacabadas? Porque a política de atenção básica de saúde não funciona? Pra que tantos cargos comissionados sem a devida realização da jornada de trabalho? Porque escolas públicas de municípios infinitamente mais pobres têm um ensino de qualidade superior ao nosso? O que estão fazendo aos nossos jovens? São perguntas que deveriam estar na frente das discussões políticas e deveriam causar indignação em todos.

Mas não, parece que vivemos num paraíso! Quando falamos sobre a inoperância da gestão pública frente aos desafios e a capacidade de enfrentamento real das dificuldades, as pessoas não se sentem responsáveis nem mesmo por ter escolhido o seu representante político, quanto menos por exigir que honre o seu voto. Levantar reflexões do tipo soa mal para quem se beneficia do poder, mas no íntimo da consciência eles sabem que o “povo” está sendo lesado, mais que isso, condenado pelo imediatismo, egoísmo e omissão.

È patente a contradição na ação humana. O indivíduo sofre todas as dificuldades que poderiam ser amenizadas pela boa prática administrativa no âmbito municipal e mesmo assim contribui com esse sistema ao validar a sua gestão ou ao achar que isso não lhe diz respeito.

O povo tem o poder de escolha, logo é legítima a representação. Nem sempre! Os mais pobres é que sofrem mais em razão dos desmandos e pela falta de compromisso dos gestores. Dizem que o povo tem o governo que merece! Mas como exigir que esse mais pobre fizesse uma reflexão sobre a conjuntura política e suas motivações? Para a grande massa de miseráveis o que importa é a sobrevivência, é comer no dia que amanhece. Como se preocupar com a representação política? Como se preocupar com os problemas sociais? Comer é do instinto animal, o que comer é cultural...

Estamos perdidos? Não, não e não! Se a maioria da população é composta por pessoas de bem como permitir que uns poucos produza tanto mal? É preciso que haja uma mobilização no sentido de exigir que o poder público cumpra o papel que, ao fim, é o de promover o bem-estar social. Em não havendo uma decisão consciente desta autodeterminação, façamo-na valer! Cumpramos nós, o nosso papel!!!


Artigo escrito por Fernando Gomes, sociólogo, eleitor, cidadão e contribuinte parnaibano.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...