sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Audiência Pública: É de 320 milhões 789 mil o orçamento municipal para 2015

Vereador Cardoso (PT): Presidente
da Comissão de Orçamento
A Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quinta feira(4) para discutir com representantes da sociedade civil organizada o orçamento municipal para 2015, cuja estimativa de receita é de R$ 320.789.623,00. "A partir de amanhã (5) até o próximo dia 19, os vereadores vão fazer suas emendas e apresentá-las para incluir no orçamento", disse o vereador Antônio Cardoso, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, convidando as lideranças presentes a procurarem os demais vereadores para darem sugestões quanto à reivindicação de suas comunidades.

Dentre os presentes estavam representantes da FAMEPI, do Conselho Tutelar, dos Conselhos de Saúde, Educação e Cultura, além de populares, que também tiveram a oportunidade de se manifestar.

Audiência Pública debate orçamento municipal de 2015
O Vereador Cardoso iniciou fazendo breve explanação sobre as fontes de receita do município, reconhecendo ser ainda muito tímida a arrecadação de impostos como o IPTU, por exemplo. Citou as campanhas feitas pelo município visando melhorar essas receitas, informando, porém, que existem projeções de crescimento. "Já votamos aqui na Câmara a nova planta genérica  de valores, porque a que existe está obsoleta, existe há 15 anos", disse, referindo-se aos novos valores do IPTU e do ITBI a serem cobrados a partir de janeiro próximo (2015).

Coordenadora do Projovem, que funciona no
Crás do Bairro João XXIII. Elizângela Maria
A coordenadora do Projovem, que funciona no Crás do Bairro João XXIII.Elizângela Maria, aproveitou para pedir a inclusão no orçamento, de uma praça pública para o bairro, a fim de garantir entretenimento, lazer e socialização da coletividade, como forma de melhorar a qualidade de vida dos que residem no bairro. Segundo Elizângela, é crescente o consumo de drogas pelos jovens de lá, que por não terem o que fazer procuram os bares para passarem o tempo. Ela cobrou ainda placas com os nomes das ruas, porque houve modificação nos citados nomes e nem toda a população conhece as mudanças. A vereadora Neta aproveitou para dizer que já enviou oficio ao senador João Vicente Claudino, a fim de que ele estudasse a viabilidade de apresentação de uma emenda parlamentar para garantir os recursos para a construção da Praça para o bairro.

Vereadores presentes ao debate do orçamento de 2015
Para o vereador Gustavo Lima foi uma das audiências públicas sobre o orçamento municipal mais produtivas dos últimos anos. Ele colocou seu gabinete à disposição de todos a fim de colher sugestões para suas emendas orçamentárias.

Outros vereadores também se pronunciaram lamentando a lentidão como as coisas acontecem, com relação à implementação de ações que são solicitadas durante estas discussões. "Muitos já nem vem para estas audiências porque desacreditam", disse a vereadora.

Por Bernardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...