quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Aprovado Projeto de incentivo à instalação de uma UNACON em Parnaíba

                          Vereadora Neta(ao centro) preside a sessão
“É um grande projeto. Sabemos do compromisso do nosso prefeito, ainda quando era vice, pela instalação do tratamento do câncer em Parnaíba. É um trabalho árduo. Estamos com esse projeto incluindo Parnaíba no plano estadual de oncologia, para que possamos, em curto espaço de tempo, fazer o tratamento do câncer aqui. Devemos nos unir ao prefeito”.
As palavras são do vereador Gustavo Lima, durante as discussões do projeto de lei, oriundo do Poder Executivo, aprovado ontem pelos vereadores, instituindo incentivos para a instalação em Parnaíba de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON.
De acordo com o projeto, o município de Parnaíba deverá continuar promovendo, por meio de convênios com a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer, as ações inovadoras de atenção oncológica que consolidem a capacidade de tratamento da doença em Parnaíba, como forma de promoção de diagnóstico mais rápido, aumento de resolutividade e de meio indutor de tratamento no município.
Com a sanção da lei, Parnaíba estará autorizada a aditivar convênio já existente, visando incluir entre as metas, ações de prevenção oncológica, articuladas com a secretaria municipal de saúde, nas comunidades rurais do município e nas áreas descobertas pela estratégia saúde da família, para tanto utilizando Unidade Móvel  adquirida mediante parceria entre a Municipalidade e aquela instituição.
Em sua mensagem aos vereadores o prefeito Florentino Neto disse que o município vem lutando pela implantação do tratamento dos vários tipos de cânceres em nossa cidade, o que já motivou muitas ações e articulações da administração com outras prefeituras e demais órgãos governamentais, dente os quais, o Ministério da Saúde.
“Todos já sabem do meu interesse visando a saúde pública. Depois que foi feito, o convênio (com a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer) já atende 5 pessoas todo mês. Que em 2015  possamos atender mais. A UNACON ainda nãoé uma realidade, mas está próximo e vai beneficiar muito a população”, disse a vereadora Fátima Carmino.
Os vereadores Gustavo Lima e Neta Castelo Branco lembraram que a luta vem desde a gestão José Hamilton que fizeram um trabalho silencioso junto ao Ministério da Saúde para que as coisas chegassem onde chegaram. "No início de nosso mandato, fizemos um indicativo de projeto de lei ao ex-prefeito José Hamilton para a construção de um hospital do câncer em Parnaíba e chegamos a sugerir também que fosse feito um anexo no hospital Dirceu Arcoverde, para o tratamento da doença. Sinto-me contemplada com os avanços que estão sendo conquistados”, disse Neta Castelo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...