O trailer do filme da muito esperada atualização da história de Superman, este ano, inclui um momento que parece subverter um dos mais famosos personagens da paisagem cultural americana. No início o trailer narra a conhecida história do menino vindo de um planeta distante, criado por fazendeiros do Kansas que tentam manter em segredo seus poderes e o chamam pelo nome humano de Clark Kent.
Mas, depois de salvar do afogamento os jovens que lotavam um ônibus escolar, Clark, um adolescente traumatizado, confronta seu padrasto, que teme que ele tenha revelado sua verdadeira natureza. “O que eu deveria fazer? Deixá-los morrer?”, pergunta Clark. Seu pai responde: “Talvez”.
É um exemplo chocante de ambiguidade moral no universo do Superman, onde tradicionalmente esteve claro o que é certo ou errado. Juntamente com uma trilha sonora tristonha e cenas que tentam ser “artísticas”, é a sugestão mais forte até agora de que o Super-Homem de 2013, interpretado pelo ator britânico Henry Cavill, será muito diferente.
Desde que apareceu pela primeira vez na Action Comics, em 1938, Superman se adaptou à mudança dos tempos. Depois do início da Segunda Guerra Mundial, ele mudou seu slogan de lutar por “verdade e justiça” para lutar por “verdade, justiça e o modelo americano”. Isso continuou na década de 1950, quando ele se tornou um símbolo do musculoso patriotismo americano, incapaz de errar.
Mas, enquanto o país enfrentava o turbilhão dos anos 1970 e adotava uma cultura mais diversificada, Christopher Reeve dotou o Superman de qualidades mais humanas. Na versão da saga dos quadrinhos para o cinema feita por Richard Donner em 1978, o sacrifício pessoal de repente se tornou parte da atração do Super-Homem.
Isso continuou até o filme estrelado por Brandon Routh em 2006, quando, com um cristão evangélico na Casa Branca e muita conversa sobre a guerra ao terrorismo ser um conflito com o islã, Superman quase foi representado como uma figura de Cristo. Ainda este ano, a última história da DC Comics fez Superman deixar seu trabalho no jornal para começar um blog.
“Superman muda com uma rapidez notável, no entanto consegue paradoxalmente projetar uma ideia de virtude imutável”, disse o professor Benjamin Saunders, da Universidade de Oregon, autor de um estudo acadêmico sobre super-heróis chamado Os deuses usam capas?.
Então, qual será a aparência do Superman de 2013? Mesmo com as imagens conhecidas da infância em Kansas e o alterego de Clark Kent, é provável que ele reflita nosso mundo moderno, que é incerto e teme o colapso, seja econômico, político ou ambiental.
Ao buscar refletir estes tempos perturbados, Zack Snyder, que dirige o novo filme, chamadoHomem de Aço e agendado para lançamento em junho, estará lidando com uma das figuras da ficção mais poderosas do século 20. Os fãs geralmente gostam de discutir qual super-herói venceria outro em uma luta, mas no reino do marketing de imagens não há dúvida — Superman sempre vence. “Ele é o primeiro super-herói global”, disse Larry Tye, autor deSuperman: The High-Flying History of America’s Most Enduring Hero (Super-Homem: a história de alto voos do mais duradouro herói americano).
De fato, a influência de Superman é tão grande que ele lidera o crescente estudo acadêmico de heróis dos quadrinhos e seu papel na sociedade. Considera-se que essas figuras desempenhariam a mesma função social que os mitos da Grécia ou Roma antigas. São criaturas extraordinárias, que lutam por ideais elevados e nos dão lições de moral. “Precisamos de mitos que nos ensinem virtudes. Eventualmente, essas virtudes precisam ser personificadas por alguém. A mitologia sempre exerceu essa função”, disse o filósofo Harry Brod, professor na Universidade do Norte de Iowa.
Ao longo dos anos, a criação das histórias em quadrinhos assumiu diversas formas no cinema — grandes e pequenas.
Superman
Esta série de 1948, de 15 episódios em preto e branco, foi a primeira aparição do Superman em ação ao vivo.
Esta série de 1948, de 15 episódios em preto e branco, foi a primeira aparição do Superman em ação ao vivo.
As aventuras de Superman
Estrelado por George Reeves, este programa dos anos 1950 é a primeira representação do homem de aço na televisão. Ele tornou Reeves famoso, mas até hoje há mistério sobre sua morte a bala em 1959, que foi considerada oficialmente suicídio, enquanto outros a consideram um assassinato.
Estrelado por George Reeves, este programa dos anos 1950 é a primeira representação do homem de aço na televisão. Ele tornou Reeves famoso, mas até hoje há mistério sobre sua morte a bala em 1959, que foi considerada oficialmente suicídio, enquanto outros a consideram um assassinato.
Superman 1, 2, 3 e 4
Esse quarteto de filmes saiu entre 1978 e 1987, estrelado por Christopher Reeve. Para muitos fãs modernos do personagem, Reeve é a representação definitiva, embora o último filme da série tenha sido mal recebido.
Esse quarteto de filmes saiu entre 1978 e 1987, estrelado por Christopher Reeve. Para muitos fãs modernos do personagem, Reeve é a representação definitiva, embora o último filme da série tenha sido mal recebido.
Lois e Clark
Neste programa de sucesso, o personagem do Superman recebe um tratamento clássico de “comédia romântica” dos anos 1990, com a ação concentrada no relacionamento entre os dois personagens principais.
Neste programa de sucesso, o personagem do Superman recebe um tratamento clássico de “comédia romântica” dos anos 1990, com a ação concentrada no relacionamento entre os dois personagens principais.
Smalville
Este programa de TV de sucesso, que foi ao ar entre 2001 e 2011, começou com um enfoque incomum para a infância de Clark Kent no Texas.
Este programa de TV de sucesso, que foi ao ar entre 2001 e 2011, começou com um enfoque incomum para a infância de Clark Kent no Texas.
Superman, o retorno
Esta revisão de 2006 viu Brandon Routh interpretar Superman em uma visão claramente adulta do personagem. O Super-Homem de Routh luta com sua identidade e parece ter uma personalidade quase de salvador religioso.
Esta revisão de 2006 viu Brandon Routh interpretar Superman em uma visão claramente adulta do personagem. O Super-Homem de Routh luta com sua identidade e parece ter uma personalidade quase de salvador religioso.
Fonte: cartacapital.com.br/Edição: Wagner Roberto
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