domingo, 27 de janeiro de 2013

Alvará de boate incendiada estava vencido desde agosto, diz bombeiro


Do G1 RS
Incêndio deixa mortos em boate de Santa Maria (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)
Incêndio durante apresentação deixa mortos em boate de Santa Maria (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)







O alvará de funcionamento da boate Kiss, que pegou fogo na madrugada deste domingo (27) e deixou pelo menos 232 mortos, em Santa Maria (RS), estava vencido desde agosto do ano passado, segundo comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs. Ele disse que o documento serve para atestar as condições de prevenção e combate a incêndios.
"Está vencido desde agosto. 
alvará é necessário para o funcionamento da casa na sua normalidade", disse ao G1.
Mais cedo, a Brigada Militar havia dito que 245 pessoas haviam morrido na tragédia, mas o número foi revisto no início da tarde.
O retirada dos corpos foi concluída no final da manhã. Outras 131 pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento em hospitais da região.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que a banda que se apresentava teria utilizado sinalizadores durante uma espécie de show pirotécnico.
As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelacimento em poucos minutos. O incêndio provocou pânico, e muitos presentes não conseguiram acessar a saída de emergência.
O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia. A investigação vai ficar a cargo da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria. Testemunhas já estão sendo ouvidas.
Polícia busca mais corpos com cães farejadores
Embora a polícia tenha anunciado que havia retirado todos os corpos do local do incêndio em Santa Maria, as buscas seguem no interior da boate. De acordo com major Ávila, da Brigada Militar, o trabalho agora é feito com a ajuda de cães farejadores. "Vamos fazer mais algumas vezes. Mas, em princípio, não se encontraram mais corpos", disse à Rádio Gaúcha.
Ainda de acordo com o major, a polícia também se preocupa em manter intacta a estrutura da boate para o trabalho da perícia.
Familiares e amigos das vítimas do incêndio aguardam em frente ao ginásio do Centro Desportivo Municipal  (Foto: Ronald Mendes/Agência RBS)Familiares e amigos de vítimas do incêndio aguardam
em frente a ginásio municipal para reconhecer corpos
das vítimas (Foto: Ronald Mendes/Agência RBS)
Feridos na tragédia são trazidos para Porto Alegre de helicóptero (Foto:  Luciane Kohlmann/RBS TV)Feridos na tragédia são trazidos para Porto Alegre em
helicópteros (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
Familiares reconhecem corpos
Familiares das vítimas do incêndio na boate Kiss tiveram acesso ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (RS), no início da tarde, para fazer o reconhecimento dos mortos na tragédia.
Desde o fim da manhã, parentes e amigos faziam fila no local, aguardando a permissão de entrar no ginásio.
Depois de liberar o acesso em duplas, a polícia começou a formar grupos maiores para fazer o reconhecimento de maneira mais rápida. O ginásio fica na Rua Appel, no bairro Nossa Senhora de Fátima. A orientação da polícia e de bombeiros é que as pessoas acessem o local pelas esquinas das ruas Professor Teixeira ou Tuiuti.
Hospitais recebem feridos
Pelo menos seis unidades de saúde da região de Santa Maria (RS) receberam vítimas do incêndio. Voluntários também estão auxiliando o trabalho na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar", disse Ciro Simoni, Secretário Estadual da Saúde, em entrevista à Rádio Gaúcha. "Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande".
Alguns feridos estão sendo transferidos para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), especializado no tratamento de queimados. Por volta das 13h30 deste domingo (27), helicópteros da Aeronáutica aterrissaram no Parque Farroupilha, na capital, transportando feridos na tragédia.
Com informações G1/Edição: Wagner Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...