domingo, 27 de janeiro de 2013

Mais informações sobre a tragédia em Santa Maria



Testemunhas em Santa Maria relatam cenas de desespero e mortes

Testemunhas da tragédia em Santa Maria (RS), onde um incêndio na madrugada de domingo deixou ao menos 231 mortos, relataram cenas de desespero e morte na casa noturna Kiss.
Abaixo, alguns de seus depoimentos, bem como o da presidente Dilma Rouseff, que está na cidade gaúcha para acompanhar os desdobramentos do episódio:

Sargento Artur Rigue, à BBC Brasil


Ele contou que havia dezenas de corpos "empilhados" em diversas partes da boate. "Alguns estavam no banheiro. Eles morreram asfixiados."
"Nunca presenciei uma tragédia como essa em minha carreira", disse o sargento, que participou dos esforços de resgate após o incêndio na boate Kiss.

Jenifer Rossi, estudante de odontologia, ao jornal 'Zero Hora'

A estudante disse ao diário gaúcho que comemorava seu aniversário de 19 anos na casa noturna quando percebeu o incêndio - provocado, segundo ela e outras testemunhas, por um sinalizador acendido por um integrante da banda que tocava no local.
"(A tragédia) fui muito rápida. Quando eu vi que a coisa estava feia, peguei uma amiga pelo braço e corri", conta. "Muitos conhecidos estão entre as vítimas. Não era o aniversário que eu tinha planejado."
Ela disse que a saída do local foi dificultada por este ter apenas uma porta de saída.

Murilo de Toledo Tiecher, estudante, no Facebook

Em mensagem em seu perfil no Facebook, o estudante diz que foi um dos "50 primeiros a sair" da casa noturna após o início do incêndio.
"No inicio do tumulto, tentaram segurar as portas com os seguranças e manter as pessoas ali pra que não saíssem da boate! Não sei se pensavam que era uma briga e não queriam que saíssem sem pagar! Só depois que a multidão derrubou os seguranças eh que viram a merda que fizeram", afirmou.
Ele confirmou as declarações ao jornal Zero Hora.

Presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento

Dilma se emocionou ao comentar a incêndio no Rio Grande do Sul. "Eu queria dizer para a população do nosso país e para a população de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, nós estamos juntos e necessariamente iremos superar mantendo a tristeza", declarou.
Ela estava em viagem oficial ao Chile, mas cancelou seus compromissos e viajou para Santa Maria.
A presidente diz que o governo federal irá fornecer recursos para ajudar na identificação dos corpos e no socorro às vítimas. Ainda segundo Dilma, o Rio Grande do Sul tem uma boa estrutura de saúde, mas o governo deslocará "tudo que for necessário" e disponibilizará uma base da Aeronáutica às autoridades locais.
dilmasantamaria620
Por volta das 14h deste domingo (27), a presidente Dilma Rousseff esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde visitou feridos do incêndio na boate Kiss, que causou, pelo menos, 232 mortes. Após passar pelo hospital, a comitiva presidencial se dirigiu ao ginásio do Centro Desportivo Municipal, onde está ocorrendo o reconhecimento dos corpos das vítimas da tragédia. Dilma conversou com alguns familiares que aguardam para fazer o reconhecimento dos corpos, mas, muito emocionada, logo deixou o local sem falar com a imprensa.
“Ela esteve no local onde estão as famílias, conversou com alguns, mas está muito emocionada, é um clima que ninguém queria vivenciar. Queremos dar todo o apoio ao trabalho que está sendo feito. Queremos respostas”, disse o  presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que acompanhava a presidente.

Em imagens: o drama das vítimas de Santa Maria.


Banda que tocava em boate em Santa Maria teve um integrante morto

A banda Gurizada Fandangueira, que tocava na boate Kiss em Santa Maria (RS) na hora do incêndio onde pelo menos 232 pessoas morreram e outras 131 se feriram na madrugada deste domingo (27), teve um de seus seis integrantes mortos: o sanfoneiro (gaiteiro) Danilo Jaques, o mais jovem do grupo.
O baterista Eliel de Lima, de 31 anos, contou ao G1 que, antes de deixar o local, desatou a sanfona das costas do amigo. Eliel diz que foi o último músico a deixar o palco. Nessa hora, Danilo estava parado ao lado da porta do banheiro, ainda preso à sanfona. Foi quando o baterista ajudou o colega a se livrar do instrumento.
Na imagem abaixo, postada no Facebook da banda, de acordo com Eliel aparecem (da esquerda para a direita) ele, o sanfoneiro Danilo, o percussionista Márcio André Santos, o baixista Giovani Kegler (mais ao fundo), o vocalista Marcelo de Jesus dos Santos e o ex-integrante Will Machado – todos na faixa dos 30 anos. O atual guitarrista, Rodrigo Martins, não aparece na foto porque entrou depois. Também faz parte do grupo Venancio Anschau, responsável por controlar a mesa de som.
anda Gurizada Fandangueira, que tocava na hora do incêndio em Santa Maria, teve um integrante entre os mortos: o sanfoneiro Danilo Jaques, que aparece acima de camisa azul e blazer preto (Foto: Arquivo pessoal)anda Gurizada Fandangueira, que tocava na hora do incêndio em Santa Maria, teve um integrante entre os mortos: o sanfoneiro Danilo Jaques, que aparece acima de camisa azul e blazer preto (Foto: Arquivo pessoal)
"Àquela altura, o pessoal já estava correndo, a fumaça levantando, aí não o vi mais, estava tudo escuro, era uma fumaceira", lembra.
Depois disso, Eliel saiu correndo em direção à saída e ficou esperando em um estacionamento em frente pelos outros cinco companheiros da banda. Aos poucos, os músicos se encontraram, mas Danilo não voltou.

VEJA VÍDEO DO MOMENTO FORA DO LOCAL!

Logo mais informações G1/EDIÇÃO: Wagner Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...