Ronda Cidadão na zona sul. (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
O programa de policiamento comunitário da Polícia Militar do Piauí, Ronda Cidadão, irá romper as fronteiras da capital piauiense e chegar ao interior do Estado no início de 2012. A primeira cidade a ser contemplada com a iniciativa será Picos e até o fim do mesmo ano os municípios de Parnaíba, Floriano e Piripiri também serão beneficiados.
O comandante do Ronda Cidadão, coronel Lindomar Castilho, afirma que o programa tem previsão de implantação em janeiro em Picos. “Estamos definindo a quantidade de policiais e o número de módulos”, explica. As demais cidades, todas com mais de 40 mil habitantes, serão contempladas no decorrer de 2012.
Segundo o militar, o Ronda Cidadão tem obtido grande êxito na redução da criminalidade e na satisfação da população por onde já foi implantado em Teresina. “Em alguns casos, especialmente em crimes de menor potencial ofensivo como agressão doméstica e lesão corporal simples, a redução é de 65%. Regularmente, a gente aplica questionários com a população para avaliar como está a receptividade. As respostas que a gente obtém mostram que situação é ótima e temos boa aceitação”, afirma.
O coronel acrescenta que o maior benefício do Ronda Cidadão é atuar na prevenção dos crimes e isso ocorre porque o modelo de polícia comunitária aproxima os policiais da população. "Eles passam um maior tempo em contato com a comunidade, identificando os problemas, ouvindo sugestões em relações a rondas e horários. O policial não sai daquela área onde ele conhece as pessoas e é conhecido pois atua sempre na mesma região. Com o tempo, ele conhece melhor o local e a população e isso gera confiança", pontua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.